Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Search
Search
Cadastro
Acesso
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#24)
Vol. 8 No. 1 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#24)
Published:
2021-03-31
Editorial
Editorial
André Lúcio Bento
3
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Hélvia Paranaguá
6-7
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Avaliação como projeto de aprendizagem - uma entrevista com Cláudia Fernandes
Cláudia Fernandes
8-11
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Avaliação formativa pela cidade de Juscelino Kubitschek: o ensino de Geometria como prática vivencial
Luiz Gonzaga Lapa Junior, Luis Dionísio Paz Lapa
12-21
PDF (Português (Brasil))
Educação básica e avaliação externa: uma análise crítica à luz da gestão democrática da escola
Cristiane Alves Cardoso, Valdivina Alves Ferreira
22-33
PDF (Português (Brasil))
Construção de uma matriz para avaliação do contexto escolar no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Felipe da Cruz Dias, Jacira Germana Batista dos Reis, Márcia Cristina Lima Diniz, Bárbara Andrades Ribeiro Gomes, Héldher Xavier da Silva Pereira, Lívia Queiroz Rodrigues
34-41
PDF (Português (Brasil))
O sentido da avaliação educacional: percepção docente na escola básica
Hélio José Santos Maia, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
42-51
PDF (Português (Brasil))
A aplicabilidade da Teoria de Resposta ao Item nos processos relacionados à avaliação de desempenho de estudantes de educação básica
Josué Sérgio de Souza, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves, Ramon Silva Ferreira, Luana Lopes dos Santos Alves, Luiz Carlos de Paiva
52-64
PDF (Português (Brasil))
A organização escolar em ciclos para as aprendizagens na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Alisson Moura Chagas, Thamara Maria de Souza, Valdivina Alves Ferreira
65-73
PDF (Português (Brasil))
Uma análise sobre a utilização do feedback nos anos iniciais e seu impacto na avaliação formativa
Ildenice Lima Costa
74-81
PDF (Português (Brasil))
Escola de Gestão Compartilhada: modelo que ameaça a gestão democrática ou coloca-se como opção para melhorar a educação do Distrito Federal?
Cláudio Hiroshi Nakata
82-91
PDF (Português (Brasil))
Projeto de irrigação com o uso de tecnologia no CEF 04 de Sobradinho
Augusto Lima Carvalho
92-100
PDF (Português (Brasil))
Educação do Campo: cenários e contextos
Giselda Mesch Ferreira da Silva, Silvana Maria Gritti
101-115
PDF (Português (Brasil))
Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo: práticas pedagógicas para a valorização da cultura local por meio da atribuição de sentido
Ingreth da Silva Adriano
116-122
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
Desafios e possibilidades: avaliação numa perspectiva inclusiva
Edilene Nunes Pereira, Adriana Souza Santos Vaz
123-126
PDF (Português (Brasil))
Avaliação Formativa: uma experiência pedagógica a partir dos processos de análises da Avaliação de Acompanhamento das Aprendizagens no contexto da Educação para a Diversidade e Cidadania
Maria da Conceição Teodoro de Souza, Simone Gonçalves de Souza
127-133
PDF (Português (Brasil))
Vivências e reflexões da educação no regime semestral: compartilhando experiências
Megue Magalhães Andrade, Ana Constância Macedo Faria, Ana Paula da Costa Amaral
134-142
PDF (Português (Brasil))
A matemática está na arte
Elaine Cristina Alves Cardoso
143-150
PDF (Português (Brasil))
Oficina de teatro Críticos & Criativos: Performance Brasa
Rodolfo Luiz Costa de Godoi
151-158
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
O encontro entre o currículo e a avaliação na coordenação pedagógica da escola
Edna Mara Corrêa Miranda
159-161
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Prólogo
Raquel Oliveira Moreira
165 (3)
PDF (Português (Brasil))
Introdução ao dossiê temático
Hélvia Paranaguá
168-169 (6-7)
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Entrevistas
Cientistas negres brasileiros: sobre historiografia, perspectivas e futuro
Anna Canavarro Benite
170-172 (8-10)
PDF (Português (Brasil))
Gênero, raça e docência: materialização da Lei 10.639 na sala de aula
Genésia de Sousa Nogueira
173-176 (11-14)
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Artigos
Relações étnicos-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira
Aurênio Pereira da Silva
177-184 (15-22)
PDF (Português (Brasil))
Educação e Antirracismo no Uruguai: diálogos, práticas e virtualidade
Letícia Núñez Almeida, Ana Luiza Narvaez
185-197 (23-35)
PDF (Português (Brasil))
O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista
Cátia Candido Silva, Fabrícia Teixeira Borges
198-208 (36-46)
PDF (Português (Brasil))
Diversidade: o cenário na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2018
Lucilene Dias Cordeiro, Heldher Xavier da Silva Pereira
209-218 (47-56)
PDF (Português (Brasil))
A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília: pesquisa à luz da Lei nº10.639/2003
Lucélia de Jesus Abreu
219-233 (57-71)
PDF (Português (Brasil))
Educação antirracista em aulas de Língua Inglesa: ruptura com a necropolítica
Viviane Leticia Silva Carrijo, Mauricio José Ferreira Lopes
234-243 (72-81)
PDF (Português (Brasil))
A censura literária nas escolas: uma reflexão sobre a obra OMO-OBA - histórias de princesas a partir dos estudos pós-coloniais
Leonardo Vinícius Sfordi da Silva
244-251 (82-89)
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Relatos
Oxalá - Prevenindo a discriminação racial nas escolas do Distrito Federal
Mariana Silva Nunes, Bruna Gomes Guimarães
252-257 (90-95)
A biblioteca em uma prática antirracista: A Biblioteca da Escola Parque do Rio de Janeiro
Inês De Biase, Vitor Hugo Costa
258-264 (96-102)
PDF (Português (Brasil))
A sala de leitura escolar como espaço de mediação para a promoção da educação antirracista
Adriana Costa de Miranda, Viviane Lopes Barros Villodres Dias
265-274 (103-112)
PDF (Português (Brasil))
A leitura e a contação de histórias enquanto recursos metodológicos para a aplicação da lei n° 10.639/03 no processo de ensino aprendizagem
Jhonatan Cardim Siqueira
275-283 (113-121)
PDF (Português (Brasil))
(Re) pensando a educação antirracista a partir de um livro didático
Jardel Delgado Marques
284-291 (122-129)
PDF (Português (Brasil))
Perspectivas de docência e discência numa disciplina de relações étnico-raciais: relatos de experiência no âmbito do curso de bacharelado em Engenharia de Produção do IFG – Senador Canedo
Thiago Cazarim, Suellem Cândida Reis, Raianny Silva Santos
292-299 (130-137)
PDF (Português (Brasil))
Contribuições da interdisciplinaridade na formação de professores/as: diálogos entre Geografia e História, com ênfase na disciplina Geografia dos Movimentos Sociais
Janine Soares da Rosa de Moraes, Maria Helena Tomaz, Carina Inserra Bernini
300-307 (138-145)
PDF (Português (Brasil))
A importância da atividade orientadora de ensino: relato de uma experiência de educação antirracista na educação infantil
Anaiara Lourenço da Silva, Priscilla Patrício de Holanda, Joelma Fernanda de Sales Carneiro Dutra, Neide Abadia Caneiro, Samira Borges Ferreira
308-315 (146-153)
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Resenhas
O Pequeno Manual Antirracista de Djamila e de todas e todos nós
Adriane Lorenzon
316-319 (154-157)
PDF (Português (Brasil))
bell hooks e a experiência do pensamento crítico: da teoria à prática na sala de aula
Viviane Magno Ribeiro
320-324 (158-162)
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Português (Brasil)
English