Educação antirracista em aulas de Língua Inglesa: ruptura com a necropolítica

Autores

  • Viviane Leticia Silva Carrijo Grupo de pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (GP LACE) http://orcid.org/0000-0003-1954-2611
  • Mauricio José Ferreira Lopes PEPG Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP)

Resumo

A educação, no Brasil, principalmente das mulheres negras brasileiras, contribui para que elas permaneçam sem possiblidade de ascensão social. Formam, portanto, público-alvo da Lei nº 10.639/2003, política pública afirmativa que busca promover a equidade aos afrodescendentes brasileiros, resgatando sua história na formação do Estado brasileiro e fortalecendo suas identidades. Esse artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada na Universidade de Brasília (UnB) que objetivou verificar o processo de invisibilização das alunas negras da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) à luz da referida lei. A educação no Distrito Federal tem sido libertadora, preparando-as para uma sociedade ainda dominada pela ideologia colonial eurocêntrica que, ao fazer a intersecção com o fator gênero e classe, delega às mulheres negras brasileiras os piores indicadores socioeconômicos, incluindo pobreza e violência? O presente estudo foi realizado a partir de uma pesquisa quantitativa para qualitativa. Por intermédio de pesquisa documental, observação e entrevistas com profissionais e jovens alunas das escolas públicas de ensino fundamental e médio da SEEDF de diferentes regiões administrativas, foram analisados os fatores que influenciam na eficiente implementação da Lei nº10. 639/2003, refletindo na qualidade de ensino das alunas negras e consequentemente nos seus indicadores sociais. Foram utilizados, dentre outros autores: Sueli Carneiro (2003), Lélia Gonzales (1982), Kimberlé Crenshaw (2001), Bell Hooks (2015), Anibal Quijano (2005), Catherine Wash (2012), Patrícia Hill Colins (2016). Embora haja por parte da SEEDF o reconhecimento do racismo como uma questão a ser enfrentada e existam esforços e iniciativas para seu combate sendo este um fenômeno que permeia toda a sociedade, a análise dos resultados obtidos nesta pesquisa demonstra que o fenômeno é ainda muito presente na rede pública de ensino do Distrito Federal, o que se traduz em invisibilização das alunas negras e nas fragilidades encontradas na implementação da Lei nº 10.639/2003.

Palavras-chave: Língua inglesa. Antirracismo. Necropolítica.

Biografia do Autor

Viviane Leticia Silva Carrijo, Grupo de pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar (GP LACE)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem, integrante do Grupo de Pesquisa “Linguagem em Atividade no Contexto Escolar‟ – LACE-PUC-SP-CNPq; vivinice@gmail.com

Mauricio José Ferreira Lopes, PEPG Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP)

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), bolsista CAPES.

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Publicado

2021-04-14