Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#24)
v. 8 n. 1 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#24)
Publicado:
2021-03-31
Editorial
Editorial
André Lúcio Bento
3
PDF
Apresentação
Hélvia Paranaguá
6-7
PDF
Entrevistas
Avaliação como projeto de aprendizagem - uma entrevista com Cláudia Fernandes
Cláudia Fernandes
8-11
PDF
Artigos
Avaliação formativa pela cidade de Juscelino Kubitschek: o ensino de Geometria como prática vivencial
Luiz Gonzaga Lapa Junior, Luis Dionísio Paz Lapa
12-21
PDF
Educação básica e avaliação externa: uma análise crítica à luz da gestão democrática da escola
Cristiane Alves Cardoso, Valdivina Alves Ferreira
22-33
PDF
Construção de uma matriz para avaliação do contexto escolar no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Felipe da Cruz Dias, Jacira Germana Batista dos Reis, Márcia Cristina Lima Diniz, Bárbara Andrades Ribeiro Gomes, Héldher Xavier da Silva Pereira, Lívia Queiroz Rodrigues
34-41
PDF
O sentido da avaliação educacional: percepção docente na escola básica
Hélio José Santos Maia, Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira
42-51
PDF
A aplicabilidade da Teoria de Resposta ao Item nos processos relacionados à avaliação de desempenho de estudantes de educação básica
Josué Sérgio de Souza, Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves, Ramon Silva Ferreira, Luana Lopes dos Santos Alves, Luiz Carlos de Paiva
52-64
PDF
A organização escolar em ciclos para as aprendizagens na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Alisson Moura Chagas, Thamara Maria de Souza, Valdivina Alves Ferreira
65-73
PDF
Uma análise sobre a utilização do feedback nos anos iniciais e seu impacto na avaliação formativa
Ildenice Lima Costa
74-81
PDF
Escola de Gestão Compartilhada: modelo que ameaça a gestão democrática ou coloca-se como opção para melhorar a educação do Distrito Federal?
Cláudio Hiroshi Nakata
82-91
PDF
Projeto de irrigação com o uso de tecnologia no CEF 04 de Sobradinho
Augusto Lima Carvalho
92-100
PDF
Educação do Campo: cenários e contextos
Giselda Mesch Ferreira da Silva, Silvana Maria Gritti
101-115
PDF
Ceilândia minha quebrada é maior que o mundo: práticas pedagógicas para a valorização da cultura local por meio da atribuição de sentido
Ingreth da Silva Adriano
116-122
PDF
Relatos de Experiência
Desafios e possibilidades: avaliação numa perspectiva inclusiva
Edilene Nunes Pereira, Adriana Souza Santos Vaz
123-126
PDF
Avaliação Formativa: uma experiência pedagógica a partir dos processos de análises da Avaliação de Acompanhamento das Aprendizagens no contexto da Educação para a Diversidade e Cidadania
Maria da Conceição Teodoro de Souza, Simone Gonçalves de Souza
127-133
PDF
Vivências e reflexões da educação no regime semestral: compartilhando experiências
Megue Magalhães Andrade, Ana Constância Macedo Faria, Ana Paula da Costa Amaral
134-142
PDF
A matemática está na arte
Elaine Cristina Alves Cardoso
143-150
PDF
Oficina de teatro Críticos & Criativos: Performance Brasa
Rodolfo Luiz Costa de Godoi
151-158
PDF
Resenhas
O encontro entre o currículo e a avaliação na coordenação pedagógica da escola
Edna Mara Corrêa Miranda
159-161
PDF
Dossiê Temático
Prólogo
Raquel Oliveira Moreira
165 (3)
PDF
Introdução ao dossiê temático
Hélvia Paranaguá
168-169 (6-7)
PDF
Dossiê - Entrevistas
Cientistas negres brasileiros: sobre historiografia, perspectivas e futuro
Anna Canavarro Benite
170-172 (8-10)
PDF
Gênero, raça e docência: materialização da Lei 10.639 na sala de aula
Genésia de Sousa Nogueira
173-176 (11-14)
PDF
Dossiê - Artigos
Relações étnicos-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira
Aurênio Pereira da Silva
177-184 (15-22)
PDF
Educação e Antirracismo no Uruguai: diálogos, práticas e virtualidade
Letícia Núñez Almeida, Ana Luiza Narvaez
185-197 (23-35)
PDF
O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista
Cátia Candido Silva, Fabrícia Teixeira Borges
198-208 (36-46)
PDF
Diversidade: o cenário na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2018
Lucilene Dias Cordeiro, Heldher Xavier da Silva Pereira
209-218 (47-56)
PDF
A invisibilização das estudantes negras no ensino público de Brasília: pesquisa à luz da Lei nº10.639/2003
Lucélia de Jesus Abreu
219-233 (57-71)
PDF
Educação antirracista em aulas de Língua Inglesa: ruptura com a necropolítica
Viviane Leticia Silva Carrijo, Mauricio José Ferreira Lopes
234-243 (72-81)
PDF
A censura literária nas escolas: uma reflexão sobre a obra OMO-OBA - histórias de princesas a partir dos estudos pós-coloniais
Leonardo Vinícius Sfordi da Silva
244-251 (82-89)
PDF
Dossiê - Relatos
Oxalá - Prevenindo a discriminação racial nas escolas do Distrito Federal
Mariana Silva Nunes, Bruna Gomes Guimarães
252-257 (90-95)
A biblioteca em uma prática antirracista: A Biblioteca da Escola Parque do Rio de Janeiro
Inês De Biase, Vitor Hugo Costa
258-264 (96-102)
PDF
A sala de leitura escolar como espaço de mediação para a promoção da educação antirracista
Adriana Costa de Miranda, Viviane Lopes Barros Villodres Dias
265-274 (103-112)
PDF
A leitura e a contação de histórias enquanto recursos metodológicos para a aplicação da lei n° 10.639/03 no processo de ensino aprendizagem
Jhonatan Cardim Siqueira
275-283 (113-121)
PDF
(Re) pensando a educação antirracista a partir de um livro didático
Jardel Delgado Marques
284-291 (122-129)
PDF
Perspectivas de docência e discência numa disciplina de relações étnico-raciais: relatos de experiência no âmbito do curso de bacharelado em Engenharia de Produção do IFG – Senador Canedo
Thiago Cazarim, Suellem Cândida Reis, Raianny Silva Santos
292-299 (130-137)
PDF
Contribuições da interdisciplinaridade na formação de professores/as: diálogos entre Geografia e História, com ênfase na disciplina Geografia dos Movimentos Sociais
Janine Soares da Rosa de Moraes, Maria Helena Tomaz, Carina Inserra Bernini
300-307 (138-145)
PDF
A importância da atividade orientadora de ensino: relato de uma experiência de educação antirracista na educação infantil
Anaiara Lourenço da Silva, Priscilla Patrício de Holanda, Joelma Fernanda de Sales Carneiro Dutra, Neide Abadia Caneiro, Samira Borges Ferreira
308-315 (146-153)
PDF
Dossiê - Resenhas
O Pequeno Manual Antirracista de Djamila e de todas e todos nós
Adriane Lorenzon
316-319 (154-157)
PDF
bell hooks e a experiência do pensamento crítico: da teoria à prática na sala de aula
Viviane Magno Ribeiro
320-324 (158-162)
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English