Uma análise sobre a utilização do feedback nos anos iniciais e seu impacto na avaliação formativa

Autores

  • Ildenice Lima Costa SEDF / UnB

Palavras-chave:

Avaliação Formativa, Avaliações em Larga Escala, Feedback, Avaliação para as Aprendizagens

Resumo

No ano de 2017, a Prova Diagnóstica foi aplicada em toda a rede de ensino público do Distrito Federal e configurou-se como mais um instrumento de avaliação em larga escala promovido pela Secretaria de Estado de Educação, tendo como objetivo avaliar as competências em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental. Desta forma, pretendeu-se, com esta pesquisa, verificar quais eram as concepções que os professores possuíam sobre o feedback escolar, de que forma que ele pode ser aplicado com os estudantes dos anos iniciais e quais eram os instrumentos de avaliação formativa que os docentes utilizavam como estratégia de avaliação para as aprendizagens que pudessem vir a impactar no desempenho dos estudantes. Esta pesquisa possui caráter exploratório e bibliográfico. Teve como participantes os professores do 3º e do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília. A metodologia utilizada na pesquisa foi um questionário com dez perguntas fechadas com respostas em escala do tipo Likert e a escuta sensível aos docentes sobre o tema. A análise de conteúdo foi aplicada para analisar os dados fornecidos. Destacou-se a necessidade de implementar instrumentos diversos de avaliação de acordo com os níveis detectados na Prova Diagnóstica, de forma a identificar as aprendizagens, de se observar como são realizados os feedbacks do professor e fomentar a utilização da avaliação formativa na escola, ou seja, repensar as práticas avaliativas para perceber o desenvolvimento dos estudantes e viabilizar novas situações para a promoção de aprendizagens. 

Palavras-chave: Avaliação Formativa. Avaliações em Larga Escala. Feedback. Avaliação para as Aprendizagens.

 An analysis of the use of feedback in early years and its impact on formative assessment

Abstract: In 2017, the Diagnostic Test was applied throughout the public education network in the Federal District and was configured as another large-scale assessment instrument promoted by the State Department of Education, with the objective of evaluating competences in Portuguese. and Mathematics for students in the 5th year of elementary school. Thus, the aim of this research was to verify what were the conceptions that teachers had about school feedback, how it can be applied with students in the early years and what were the formative assessment instruments that teachers used as an assessment strategy for learning that could impact student performance. This research has an exploratory and bibliographic character. Participants were teachers from the 3rd and 5th year of elementary school in a public school in Brasília. The methodology used in the research was a questionnaire with ten closed questions with answers on a Likert-type scale and sensitive listening to teachers on the subject. Content analysis was applied to analyze the data provided. The need to implement various assessment instruments according to the levels detected in the Diagnostic Test was highlighted, in order to identify learning, to observe how the teacher's feedbacks are performed and to encourage the use of formative assessment in school, that is, , rethinking evaluation practices to understand the development of students and enable new situations to promote learning.

Keywords: Formative Assessment. Large Scale Reviews. Feedback. Assessment for Learning.

Downloads

Publicado

2021-04-13