Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 12 n. 3 (2025): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#42)
v. 12 n. 3 (2025): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#42)
Publicado:
2025-09-12
Edição completa
PDF
Editorial
Soberania Educacional: mais que um conceito, uma necessidade de luta
André Almeida Cunha Arantes
1-3
PDF
PDF (expediente)
PDF (artista da capa)
Apresentação
André Almeida Cunha Arantes
6-8
PDF
Entrevistas
Os desafios do Fórum Distrital de Educação na construção do novo PDE
Júlio Barros, Robson Santos Camara Silva
9-12
PDF
Artigos
Fluxograma do processo de contratação de estagiários para os órgãos da administração pública ligados à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
Wryel Lima, Cayo Honorato
13-22
PDF
Quem escuta as crianças do Núcleo Rural Monjolo? Uma intersecção entre a Plenarinha do Distrito Federal e as crianças da zona rural
Thaila Karoline Furtado Severo , Pedro Demo
23-34
PDF
Perfil e motivação dos estudantes selecionados para o curso técnico em Enfermagem oferecido pela rede pública de ensino do DF, na escola Técnica do Guará, no 2º semestre de 2023
Giovanny de Menezes Carlos, Hélio José Santos Maia
35-48
PDF
O LÍBER: Laboratório de metodologias educacionais interdisciplinares como possibilidade à distorção idade-série
Marli Dias Ribeiro, Lucicleide Araújo de Sousa Alves , Luiz Síveres
49-58
PDF
A educação ambiental para a geração alpha: aulas práticas contextualizadas para o processo de ensino-aprendizagem de ciências
Whisley Durães Alceno, Aline Karla Nolberto Souza, Douglas Henrique Pereira, Odiméia Teixeira, Nelson Luis Gonçalves Dias Souza, Grasiele Soares Cavallini
59-73
PDF
Expressividade e Bem viver – Uma experiência etnográfica com pessoas em situação de rua
Larissa Vargas Brandão
74-86
PDF
Desigualdades socioeconômicas e educacionais no DF: o que dizem os dados da PDAD e Censo Escolar?
Aline Perfeito de Sousa, Ana Maria Nogales Vasconcelos
87-100
PDF
Juventudes periféricas e participação política: qual protagonismo nas organizações sociais no Distrito Federal?
Railton Vanes de Sousa, Urânia Flores da Cruz Freitas
101-110
PDF
Relatos de Experiência
Reagrupando, contando e encantando
Joelma das Graças Santana Lima
111-116
PDF
Resenhas
Pesquisa em educação: métodos e epistemologias de Silvio Sánchez Gamboa
Sthefanie Bárbara Mendonca
117-120
PDF
"Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos", um ensaio de Oliver Sacks
Bárbara Carolina Vanderley Boaventura
121-123
PDF
Prólogo
Capacitismo: um espaço de observação do sujeito e do social
Fabiola Gomide Baquero Carvalho, Patrícia Nazário Feitoza Duarte
131
PDF
PDF (expediente)
PDF (artista da capa)
Dossiê - Entrevistas
Inclusão como mudança de estruturas e paradigmas
Yury Moraes, Fabiola Gomide Baquero Carvalho, Patrícia Nazário Feitoza Duarte, Elemregina Moraes Eminergidio
134-136
PDF
Dossiê - Artigos
Publish or stagnate? Dinâmicas da produção científica a respeito do capacitismo no Brasil (2000-2024) pós-Lei Brasileira de Inclusão
Sacha Clael, Viviane Giusti Balestrin
137-146
PDF
Inclusão escolar e capacitismo: representações sociais de professoras e professores da SEEDF
Divaneide Lira Lima Paixão, Flávia Ramos Cândido, Jenaina Luzia de Carvalho, Ana Lúcia da Silveira Soares
147-158
PDF
Por uma escola que enxergue todos os corpos: reflexões sobre capacitismo, diversidade e direito
Josy Mara Lopes da Silva Landim, Magno Nunes Farias
159-167
PDF
Deficiência e maternidade atípica: o capacitismo como marca social
Joanna de Paoli, Kátia Oliveira da Silva, Fabrício Santos Dias de Abreu, Luana de Melo Ribas
168-179
PDF
Educação matemática inclusiva: por uma sala de aula anticapacistista e antirracista
Weberson Campos Ferreira, Geraldo Eustáquio Moreira
180-190
PDF
Educar para a diversidade: formação inicial de Educadores Sociais Voluntários no contexto da educação inclusiva
Fabiola Gomide Baquero Carvalho, Clarissa Papa Vila Verde, Marina Soares Nunes, Patrícia Nazário Feitoza Duarte
191-202
PDF
O autismo e a construção do sujeito: Paulo Freire e inclusão escolar - um diálogo necessário
Joaquim de Souza Júnior, Viviane Neves Legnani
203-212
PDF
Enfrentando o capacitismo: a experiência do Diário de Ideias na EJA
Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio, Cristina Massot Madeira Coelho
213-220
PDF
Cultura surda em Altamira: narrativas, educação e resistência
Guidson Marinho da Silva, Jonata Souza de Lima, Léia Gonçalves de Freitas
221-233
PDF
Dossiê - Relatos
Sobre o uso da Aprendizagem Linguística Ativa na educação de português escrito para estudantes surdos: relato de experiência na sala de recursos
Israel Ferreira Bezerra Sousa, Eloisa Nascimento Silva Pilati
234-240
PDF
O capacitismo na Educação Física e suas implicações na realidade escolar: um relato de experiência
Janaina Araujo Teixeira Santos, Henrique Araujo Teixeira Santos
241-247
PDF
A fotografia como linguagem inclusiva: a experiência de um professor com baixa visão no percurso formativo
Daniel Fama de Freitas, Tadeu Amoroso Maia
248-253
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English