Avaliação como projeto de aprendizagem - uma entrevista com Cláudia Fernandes

Autores

  • Cláudia Fernandes

Resumo

Entrevista com Cláudia Fernandes, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1985, mestre em Educação (1997) e doutora em Ciências Humanas/Educação (2003) também pela PUC-Rio. Possui pós-doutorado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014.  Atuou como professora da Educação Básica durante 20 anos e, nos últimos 21 anos, tem atuado no Ensino Superior, na Faculdade de Pedagogia. Desde 2004, é professora da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação (mestrado e doutorado) no departamento de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). De 2010 a 2013, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU-UNIRIO, atuando como vice-coordenadora ao longo do ano de 2018. Realiza palestras e consultorias para diversas secretarias de educação e instituições educativas no Brasil. Foi consultora do Ministério da Educação em diversos programas, principalmente no Pro-Infantil e na publicação Indagações sobre o Currículo. Realiza pesquisas com ênfase em currículo e avaliação das aprendizagens em contextos escolares, relacionadas, em especial, à implantação dos ciclos nas escolas públicas e sua relação com a avaliação, à política educacional, ao currículo e à formação de professores.

Appraisal as an apprenticeship project - an interview with Cláudia Fernandes

Abastract: Interview with Cláudia Fernandes, graduated in Pedagogy from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), in 1985, Master of Education (1997) and Teacher of Human Sciences / Education (2003) also from PUC-Rio. She has been post-doctored in Educational Assessment by the Universidade Federal Fluminense (UFF), 2014. She has been a teacher of Basic Education for 20 years and, in the last 21 years, at the Higher Education School, at the Faculdade de Pedagogia. Since 2004, she is a professor at the Faculty of Education and Post-Graduate Studies (master and doctorate) in the Department of Education at the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO). From 2010 to 2013, she coordinated the Post-Graduação em Educação / PPGEDU-UNIRIO Program, acting as vice-coordinator year-long 2018. She conducts lectures and consultancies for various secretaries of education and educational institutions in Brazil. She was a consultant for the Ministry of Education in various programs, mainly not Pro-Infantil and in the publication Indagações sobre o Curriculum. She conducts research on the curriculum and appraisal of apprenticeships in school contexts, especially related to the implementation of two cycles in public schools and their relationship with appraisal, educational policy, curriculum and teacher training.

 

 

Downloads

Publicado

2021-04-13