Vivências e reflexões da educação no regime semestral: compartilhando experiências
Palavras-chave:
semestralidade, ensino médio, escola públicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo compartilhar saberes a partir de vivências durante a implantação da proposta de semestralidade em uma escola pública do Distrito Federal no ano de 2013. Tais saberes foram construídos sob a perspectiva de sujeitos inseridos em diferentes papéis no contexto do cotidiano escolar. Tendo como ponto de partida um breve resgate histórico do modo como esse regime começou a ser inserido no Centro de Ensino Médio em que ocorreu a pesquisa e dos impactos e impressões produzidos e sentidos nessa comunidade escolar, foram realizadas análises dos primeiros resultados obtidos no triênio 2013-2015. Além disso, traz também reflexões sobre as implicações pedagógicas e administrativas, com o propósito de contribuir para o seu aprimoramento neste momento em que a proposta já faz parte da realidade em toda a rede pública.
Palavras-chave: Semestralidade. Ensino Médio. Escola Pública.
Experiences and reflections on education in the semester regime: sharing experiences
Abstract: The present work aims to share knowledge from experiences during the implementation of the semester proposal in a public school in the Federal District in 2013. Such knowledge was built from the perspective of subjects inserted in different roles in the context of everyday school life. Taking as a starting point a brief historical review of how this regime began to be inserted in the High School Center where the research took place and the impacts and impressions produced and felt in this school community, analyzes were carried out of the first results obtained in the 2013 triennium. -2015. In addition, it also brings reflections on the pedagogical and administrative implications, with the purpose of contributing to its improvement at this time when the proposal is already part of reality throughout the public network.
Keywords: Semesterity. High school. Public school.