Avaliação Formativa: uma experiência pedagógica a partir dos processos de análises da Avaliação de Acompanhamento das Aprendizagens no contexto da Educação para a Diversidade e Cidadania
Palavras-chave:
Avaliação Formativa, Feedback, Práticas Sociais, Projeto InterventivoResumo
Trata-se de um relato de experiência pedagógica realizada por uma unidade de ensino da Coordenação Regional Ensino de Ceilândia, no ano letivo de 2019, pelos docentes, Serviço de Orientação Educacional (SOE) Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA), com o apoio da gestão escolar e participação dos estudantes do 6º ao 9º ano. Nesta ação, analisou-se Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF) como um processo para além do desenvolvimento de habilidades cognitivas dos objetivos de aprendizagem, uma vez que a questão do Caderno de Prova que levou ao desdobramento das ações do projeto desenvolvido tinha a intenção de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre as práticas sociais no que se refere às expressões verbais e não verbais reveladoras de atitudes e pensamentos preconceituosos e discriminatórios. Nessa oportunidade, colocamos em prática vários instrumentos avaliativos de processos formativos de aprendizagens a fim de levar os estudantes a pensar sobre os tipos de vivências e de subjetividades que são construídas ao longo da formação de suas personalidades e o que os fazem ver algumas práticas preconceituosas e discriminatórias como naturais. Para o desenvolvimento da abordagem, selecionamos a temática “Educação para a Diversidade‟ ancorada nos eixos transversais do Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Palavras-chave: Avaliação formativa. Feedback. Práticas sociais. Projeto interventivo.
Formative Valuation: a pedagogical experience based on the analysis processes of the Monitoring Assessment of Learning in the context of Education for Diversity and Citizenship
Abstract: This is a report of a pedagogical experience carried out by a teaching unit of the Regional Coordination of Education of Ceilândia, in the academic year of 2019, by the teachers, Educational Guidance Service (SOE) Specialized Learning Support Team (EEAA), with the support of school management and participation of students from 6th to 9th grade. In this action, the Diagnostic Assessment of Portuguese Language of the Permanent System of Educational Assessment of the Federal District (SIPAEDF) was analyzed as a process that goes beyond the development of cognitive skills of the learning objectives, since the issue of the Test Book that led to the The unfolding of the actions of the developed project was intended to assess the students' knowledge about social practices with regard to verbal and non-verbal expressions that reveal prejudiced and discriminatory attitudes and thoughts. On this occasion, we put into practice several evaluation instruments of learning formative processes in order to make students think about the types of experiences and subjectivities that are built during the formation of their personalities and what make them see some prejudiced practices and discriminatory as natural. For the development of the approach, we selected the theme “Education for Diversity‟ anchored in the transversal axes of the Curriculum in Movement of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF).
Keywords: Formative valuation. Feedback. Social practices. Interventional project.