A matemática está na arte

Autores

  • Elaine Cristina Alves Cardoso 061993932440

Palavras-chave:

Geometria, Arte, Ciências, Autonomia, Protagonismo

Resumo

O projeto A Matemática está na Arte foi premiado na 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ficando em 3º lugar, além de ter vencido o prêmio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), que foi disputado com todas as escolas do Distrito Federal. Através do projeto A Matemática está na Arte, foi possível trabalhar a interdisciplinaridade entre Matemática, Arte, Português e Ciências. Os alunos aprenderam geometria através de vários artistas que usaram a matemática em suas obras. Fizeram releituras e criaram suas próprias artes, utilizando régua e compasso. Os educandos puderam desenvolver a oralidade em dois momentos: (a) Na Feira de Ciências (etapa regional) e (b) na 14ª edição da SNTC. Nesses dois eventos, conheceram vários outros trabalhos de todas as escolas do Distrito Federal – momento em que puderam perceber a existência de diferentes campos da ciência e tecnologia. Convém dizer que o projeto auxiliou no processo de formação integral dos estudantes, empoderado-os para o fortalecimento de sua autonomia e protagonismo.

Palavras-chave: Geometria. Arte. Ciências. Autonomia. Protagonismo.

Mathematics is in art

Abstract: The Mathematics is in Art project was awarded at the 14th edition of the National Science and Technology Week (SNCT), taking 3rd place, in addition to having won the Federal District Research Support Foundation (FAPDF) award, which was disputed. with all schools in the Federal District. Through the project Mathematics is in Art, it was possible to work on the interdisciplinarity between Mathematics, Art, Portuguese and Science. Students learned geometry through various artists who used mathematics in their works. They made reinterpretations and created their own arts, using a ruler and compass. Students were able to develop their orality in two moments: (a) At the Science Fair (regional stage) and (b) at the 14th edition of the SNTC. In these two events, they got to know several other works from all schools in the Federal District – a moment in which they were able to perceive the existence of different fields of science and technology. It should be said that the project helped in the process of integral training of students, empowering them to strengthen their autonomy and protagonism. Keywords: Geometry. Art. Sciences. Autonomy. Protagonism.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Alves Cardoso, 061993932440

Elaine Cristina Alves Cardoso, 40 anos, brasiliense, formada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil - CESB. Atualmente trabalha com séries iniciais.

Downloads

Publicado

2021-04-13