A censura literária nas escolas: uma reflexão sobre a obra OMO-OBA - histórias de princesas a partir dos estudos pós-coloniais

Autores

  • Leonardo Vinícius Sfordi da Silva UEM

Palavras-chave:

Censura, Escola, OMO-OBA, Literatura pós-colonial

Resumo

Na contemporaneidade brasileira, devido à consolidação de discursos conservadores, a censura a elementos artísticos está cada vez mais rotineira; de modo consequente, a literatura pós-colonial abordada no âmbito escolar não escapa dessa conjuntura e se torna alvo para a solidificação das perspectivas religiosas, políticas e ideológicas favoráveis aos cerceamentos. Baseado neste cenário vigente, este trabalho se apresenta como um estudo de caso, sob uma abordagem qualitativa, e tem como corpus de análise e discussão a censura feita na obra OMO-OBA: história de princesas, da autora Kiusam de Oliveira. Para tanto, esta pesquisa está alicerçada nas teorias pós coloniais de Bonnici (2012) e nos postulados acerca da questão racial de Sussman (2014); adiante, este texto trouxe, como resultados, argumentos em prol da resistência e da livre expressão das manifestações artísticas e literárias no ambiente escolar.

Palavras-chave: Censura. Escola. OMO-OBA. Literatura pós-colonial.

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Publicado

2021-04-14