Escola de Gestão Compartilhada: modelo que ameaça a gestão democrática ou coloca-se como opção para melhorar a educação do Distrito Federal?

Autores

  • Cláudio Hiroshi Nakata Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Palavras-chave:

Educação, Colégio Militar, Escola Militarizada, Escola Cívico-Militar

Resumo

O aumento do movimento de militarização das escolas tem provocado reações na comunidade escolar. Para muitos, a militarização do espaço público funciona como uma política de conformação das massas, negando os princípios e finalidades da educação. Para outros, a permanência de militares e a disciplina corroboram para um ambiente escolar mais seguro, promovendo a mudança de comportamento e melhoria da qualidade do ensino. Em meio a esses embates ideológicos, a realidade escolar no Distrito Federal (DF) apresenta resultados inexpressivos em rendimentos, altas taxas de violência e elevado número de afastamento de profissionais da educação. Diante desse cenário, o governo do DF decidiu implementar um projeto piloto denominado Escola de Gestão Compartilhada, modelo híbrido que mantém a participação da Secretaria de Estado de Educação que, junto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, passaram a exercer uma gestão escolar conjunta, com áreas de atuação distintas e autônomas. Embora a gestão militar e a gestão compartilhada em escolas tenham algumas semelhanças, elas não devem ser confundidas. Este trabalho é uma pesquisa básica documental que tem como objetivo apresentar os modelos existentes de gestão escolar militar e militarizada; descrever o trajeto percorrido pelo modelo adotado no DF; comparar o modelo de gestão compartilhada com a gestão militarizada; analisar o modelo de gestão compartilhada diante dos preceitos da legislação educacional e concluir se esse modelo constitui uma ameaça à gestão democrática ou coloca-se como opção para melhorar a educação no Distrito Federal.

Palavras-chave: Educação. Colégio Militar. Escola Militarizada. Escola Cívico-Militar. Escola de Gestão Compartilhada.

Shared Administration School: a model that threatens democratic management or is it an option to improve education in the Federal District?

Abstract: The increase in the movement of militarization of schools has provoked reactions in the school community. For many, the militarization of public space works as a policy of conforming the masses, denying the principles and purposes of education. For others, the permanence of military personnel and discipline contribute to a safer school environment, promoting behavior change and improving the quality of education. In the midst of these ideological clashes, the school reality in the Federal District (DF) presents inexpressive results in terms of income, high rates of violence and a high number of educational professionals leaving. Given this scenario, the DF government decided to implement a pilot project called Shared Administration School, a hybrid model that maintains the participation of the State Department of Education, which, together with the Federal District's Public Security Department, began to exercise school management joint, with distinct and autonomous areas of action. Although military management and shared management in schools have some similarities, they should not be confused. This work is a basic documentary research that aims to present the existing models of military and militarized school management; describe the path taken by the model adopted in the DF; compare the shared management model with the militarized management; analyze the shared management model in view of the precepts of educational legislation and conclude whether this model constitutes a threat to democratic management or is an option to improve education in the Federal District.

Keywords: Education. Militar School. Militarized School. Civic-Military School. Shared Administration School.

Biografia do Autor

Cláudio Hiroshi Nakata, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Possui graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN (1992), graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército - EsEFEx (1995), graduação em Medicina Tradicional China - Acupuntura pelo Instituto Superior de Medicinas Tradicionales - ISMET (2011), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto (2012), mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO (2000), mestrado em Ciência Biológico-Naturista, ênfase em Acupuntura pela Universidad Europea del Atlantico (2013), mestrado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - FEF/UnB (2013) e doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília - FCE/UnB (2018). Atualmente é professor da rede pública de ensino do Distrito Federal e Sócio-cotista da Clínica Fisioterapia Ponto de Equilíbrio. Possui experiência na área de Educação, em cursos da educação profissional e modelo de gestão escolar cívico-militar; na área de Educação Física, com ênfase no Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício e na área de Fisioterapia, com ênfase em Acupuntura, Terapia Intensiva e Terapias Manuais.

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Publicado

2021-04-13