Diversidade: o cenário na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2018

Autores

  • Lucilene Dias Cordeiro SEDF
  • Heldher Xavier da Silva Pereira SEEDF

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre o tema Diversidade. O principal objetivo foi detectar potencialidades e fragilidades sobre assuntos importantes ao cotidiano das escolas, e verificar se elas estão preparadas para que haja um desenvolvimento apropriado das crianças e adolescentes. A avaliação institucional foi realizada por meio de instrumento próprio de avaliação elaborado pela SEEDF e encaminhado aos endereços eletrônicos das UEs no período de 17/09/2018 a 20/10/2018 para preenchimento via internet. O tópico Diversidade abordou em nove questões como as escolas tratam de assuntos como a presença de temas – tais como a educação para direitos humanos e para diversidade – no Projeto Político Pedagógico (PPP), se a escola trabalha com as relações étnico-raciais, se há conflitos relacionados a preconceitos, além do uso de álcool e drogas, dentre outros. Os resultados mostraram que mais de 90% das instituições contempla no PPP tanto o eixo transversal Direitos Humanos quanto o eixo Diversidade; que 63,86% das instituições trabalham em projetos e conteúdos com as relações étnico-raciais e que ainda há unidades escolares que desconhecem a legislação que institui a política de inclusão educacional. 

Palavras-chave: Diversidade. Relações étnico-raciais. Política de inclusão educacional.

Biografia do Autor

Lucilene Dias Cordeiro, SEDF

possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1986) , graduação em Estatística pela Universidade de Brasília (1990) e mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) . Atualmente é Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem experiência na área de Matemática , com ênfase em Matemática Aplicada

Heldher Xavier da Silva Pereira, SEEDF

professor e pedagogo formado na Universidade de Brasília - UnB. Atualmente é Professor da Secretaria de Estado de Educação do DF

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Publicado

2021-04-14