Diversidade: o cenário na rede pública de ensino do Distrito Federal em 2018
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre o tema Diversidade. O principal objetivo foi detectar potencialidades e fragilidades sobre assuntos importantes ao cotidiano das escolas, e verificar se elas estão preparadas para que haja um desenvolvimento apropriado das crianças e adolescentes. A avaliação institucional foi realizada por meio de instrumento próprio de avaliação elaborado pela SEEDF e encaminhado aos endereços eletrônicos das UEs no período de 17/09/2018 a 20/10/2018 para preenchimento via internet. O tópico Diversidade abordou em nove questões como as escolas tratam de assuntos como a presença de temas – tais como a educação para direitos humanos e para diversidade – no Projeto Político Pedagógico (PPP), se a escola trabalha com as relações étnico-raciais, se há conflitos relacionados a preconceitos, além do uso de álcool e drogas, dentre outros. Os resultados mostraram que mais de 90% das instituições contempla no PPP tanto o eixo transversal Direitos Humanos quanto o eixo Diversidade; que 63,86% das instituições trabalham em projetos e conteúdos com as relações étnico-raciais e que ainda há unidades escolares que desconhecem a legislação que institui a política de inclusão educacional.
Palavras-chave: Diversidade. Relações étnico-raciais. Política de inclusão educacional.