O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista

Autores

  • Cátia Candido Silva SEDF/UNB
  • Fabrícia Teixeira Borges UnB Universidade de Brasília

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. PEDAGOGIA DE TERREIRO. PSICOLOGIA CULTURAL

Resumo

Os debates acerca do racismo estrutural presente no nosso país têm eclodido em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Após décadas de mobilizações e conquistas de pequenos avanços relacionados ao combate ao racismo, vemos tomar forma no Brasil uma agenda regressiva, elaborada a partir de uma retórica falaciosa da democracia racial. Na esteira dessas discussões encontra-se a escola que tem se tornado, gradativamente, uma arena onde as disputas ideológicas relacionadas às relações raciais ganham impulso. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como as vivências culturais e religiosas de um professor de origem iorubá em uma comunidade de terreiro influenciam na sua constituição de si e podem contribuir para a proposição de uma educação antirracista. Adotamos como perspectiva teórica a Psicologia Cultural e os pressupostos da Pedagogia de Terreiro. Com base na metodologia qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia. Os resultados demonstraram que o conhecimento e a vivência de valores e significados culturais afro-referenciados podem interferir na constituição de si dos sujeitos e contribuir para a proposição de uma educação mais democrática e antirracista. Ademais, a pesquisa indicou, ainda, que independentemente das vivências culturais e religiosas pelas quais tenham passado, é imprescindível que os professores busquem apropriar-se dos conhecimentos relacionados à história da África e à cultura afro-brasileira visando à superação de práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e garantindo a liberdade de ser de cada pessoa.

Palavras-chave: Educação antirracista. Pedagogia de Terreiro. Psicologia Cultural.

Biografia do Autor

Cátia Candido Silva, SEDF/UNB

Doutoranda no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2001) com habilitações em Orientação Educacional e Educação Especial. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2013). área de atuação: Educação e Psicologia do desenvolvimento humano. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando também como Orientadora Educacional. 

Fabrícia Teixeira Borges, UnB Universidade de Brasília

Fabrícia Teixeira Borges é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1994), mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Tem pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM) como bolsista Capes (2014). Professora da Universidade de Brasília no departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia (IP).

Downloads

Publicado

2021-04-14