Construção de uma matriz para avaliação do contexto escolar no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Felipe da Cruz Dias
  • Jacira Germana Batista dos Reis SEDF
  • Márcia Cristina Lima Diniz
  • Bárbara Andrades Ribeiro Gomes
  • Héldher Xavier da Silva Pereira
  • Lívia Queiroz Rodrigues

Resumo

A compreensão dos fatores que influenciam a aprendizagem dos estudantes é alvo de diversas políticas públicas ao longo dos anos e uma importante ferramenta no diagnóstico de potencialidades e fragilidades em uma escola. Nesse sentido, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SIPAEDF), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), propõe-se a avaliar o contexto escolar, considerando os aspectos de cada unidade, pela ótica de gestores, professores e estudantes. Para tanto, uma matriz de Avaliação de Contexto com pressupostos teóricos e metodológicos foi desenvolvida considerando resultados obtidos em avaliações anteriores, bem como o diálogo com setores da SEEDF, além de extenso trabalho de revisão bibliográfica. O presente trabalho apresenta o processo de construção da Matriz de Contexto do SIPAEDF e também os resultados parciais da validação pública realizada no sítio da Secretaria de Educação, aberta à participação de toda comunidade do Distrito Federal.

Palavras-chave: Matriz de referência. Contexto escolar. SIPAEDF.

Construction of a matrix for the assessment of the school context within the scope of the Federal District's Department of Education

Abstract: Understanding the factors that influence student learning is the target of several public policies over the years and an important tool in the diagnosis of strengths and weaknesses in a school. In this sense, the Permanent System of Educational Evaluation of the Federal District (SIPAEDF), developed by the Secretary of State for Education of the Federal District (SEEDF), proposes to evaluate the school context, considering the aspects of each unit, from the perspective of managers , teachers and students. Therefore, a Context Assessment matrix with theoretical and methodological assumptions was developed considering results obtained in previous assessments, as well as the dialogue with sectors of the SEEDF, in addition to extensive work of literature review. This work presents the construction process of the Context Matrix of the SIPAEDF and also the partial results of the public validation carried out on the website of the Department of Education, open to the participation of the entire community of the Federal District.

Keywords: Reference matrix. School context. SIPAEDF.

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Publicado

2021-04-13