O sentido da avaliação educacional: percepção docente na escola básica

Autores

  • Hélio José Santos Maia Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília
  • Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)

Palavras-chave:

Avaliação, Educação básica, Percepção docente

Resumo

O presente artigo propõe apresentar resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores da educação básica, considerando como esses professores percebem e compreendem a “avaliação‟ em suas práticas pedagógicas. Constitui-se, assim, uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se a técnica de grupos focais realizados durante as coordenações pedagógicas dos professores, no espaço de formação continuada. A realização de grupos focais representou a forma metodológica menos impactante no tempo dos professores, já altamente demandados pelas atividades docentes do seu cotidiano. Na sua organização, professores foram congregados por áreas de atuação, Ciências Naturais e Exatas, Linguagens e seus Códigos e Ciências Humanas e a cada grupo se apresentou o questionamento “qual o sentido da avaliação na sua prática pedagógica?‟. As discussões foram gravadas e posteriormente transcritas para análises e obtenção dos resultados, refletindo os diversos pontos de vista dos envolvidos, ao tempo que se aponta para a transdisciplinaridade como um caminho mais humano do avaliar. De modo geral, é possível concluir que as concepções docentes sobre avaliação educacional são múltiplas, mas convergem para o domínio cognitivo na concepção de Russel & Airasian (2016), ou seja, está centrada nas atividades de cotejo que demandam aquisições intelectuais. 

Palavras-chave: Avaliação. Educação básica. Percepção docente.

The meaning of educational assessment: teacher perception in elementary school

Abstract: This article proposes to present the results of a survey carried out with basic education teachers, considering how these teachers perceive and understand “evaluation‟ in their pedagogical practices. It is, therefore, a qualitative research, using the technique of focus groups carried out during the pedagogical coordination of teachers, in the space of continuing education. The carrying out of focus groups represented the least impactful methodological form in the teachers' time, already highly demanded by the teaching activities of their daily lives. In its organization, teachers were brought together by areas of expertise, Natural and Exact Sciences, Languages ​​and their Codes and Human Sciences and each group was asked “what is the meaning of assessment in your pedagogical practice?‟. The discussions were recorded and later transcribed for analysis and obtaining the results, reflecting the different points of view of those involved, while pointing to transdisciplinarity as a more human way of evaluating. In general, it is possible to conclude that teachers' conceptions of educational assessment are multiple, but converge to the cognitive domain in the conception of Russell & Airasian (2016), that is, it is centered on collation activities that demand intellectual acquisitions.

Keywords: Evaluation. Basic education. Teacher perception.

Biografia do Autor

Hélio José Santos Maia, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília (FUP/UnB), doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB), coordenador pedagógico de Educação de Jovens e Adultos em escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA.

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Publicado

2021-04-13