Educação básica e avaliação externa: uma análise crítica à luz da gestão democrática da escola

Autores

  • Cristiane Alves Cardoso Universidade Católica de Brasília
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Educação Básica, Gestão Democrática

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a relação entre a avaliação externa no âmbito da educação básica e a gestão democrática, tendo o Conselho Escolar como elemento fundamental que consubstancia a democracia no âmbito escolar. Assim, partir-se-á da avaliação externa, analisando-a enquanto estratégia de melhoria da qualidade educacional. Buscar-se-á estimular a reflexão sobre a avaliação externa utilizada em conjunto com formas de gestão democrática, de maneira a viabilizar uma efetiva melhoria da qualidade da educação. Para tanto, utilizou-se pesquisa qualitativa e bibliográfica, na medida em que visa proporcionar amplo domínio do tema ao pesquisador, facilitando a reflexão sobre o assunto proposto. Concomitantemente, de forma complementar, apresenta-se abordagens quantitativas referentes à aspectos que tangenciam o objeto do trabalho. Por fim, trata-se de pesquisa exploratória, definida como sendo aquela que proporciona maior domínio e aprofundamento do tema, permitindo o estudo do tema sob diversos ângulos e aspectos. Ao final do estudo, verificou-se que as avaliações externas enquanto mecanismo de melhoria da qualidade educacional tende a ser potencializado quando utilizado enquanto apoio de instrumentos de gestão escolar democráticos.

Palavras-chaves: Avaliação Externa. Educação Básica. Gestão Democrática. Conselho Escolar.

Basic education and external valuation: a critical analysis in the light of democratic school management

Abstract: This article aims to analyze the relationship between external evaluation in the context of basic education and democratic management, having the School Council as a fundamental element that substantiates democracy in the school environment. Thus, it will start with the external evaluation, analyzing it as a strategy to improve educational quality. It will seek to stimulate reflection on the external evaluation used in conjunction with forms of democratic management, in order to enable an effective improvement in the quality of education. For this purpose, qualitative and bibliographic research was used, as it aims to provide the researcher with a broad domain of the subject, facilitating reflection on the proposed subject. At the same time, in a complementary way, quantitative approaches are presented referring to aspects that touch the object of the work. Finally, it is an exploratory research, defined as the one that provides greater mastery and deepening of the subject, allowing the study of the subject from different angles and aspects. At the end of the study, it was found that external evaluations as a mechanism for improving educational quality tend to be enhanced when used as support for democratic school management instruments.

Keywords: External Evaluation. Basic education. Democratic management. School Board.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Cardoso, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Integradas da Terra de Brasília (FTB) e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB). Atualmente, servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto/GO.

http://lattes.cnpq.br/2153738038501958

Valdivina Alves Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Pontífica Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás) e professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB).

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Publicado

2021-04-13