A aplicabilidade da Teoria de Resposta ao Item nos processos relacionados à avaliação de desempenho de estudantes de educação básica

Autores

  • Josué Sérgio de Souza
  • Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves SEEDF
  • Ramon Silva Ferreira
  • Luana Lopes dos Santos Alves
  • Luiz Carlos de Paiva

Resumo

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) tem sido amplamente utilizada nas avaliações de larga escala no Brasil. No presente artigo desejou-se apresentar conceitos, pressupostos e modelos da TRI. A partir de levantamento bibliográfico, objetivou-se mostrar as vantagens dessa teoria para elaborar testes educacionais mais válidos e determinar resultados mais confiáveis para as avaliações de larga escala. Desse modo, a análise da TRI no presente documento não busca esgotar o assunto, mas auxiliar gestores na tomada de decisões relacionadas à avaliação de larga escala, tendo em vista o caso particular do eixo avaliação de desempenho do Sistema Permanente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SIPAEDF).

Palavras-chave: Teoria de Resposta ao Item. Avaliação de larga escala. SIPAEDF.

The applicability of Item Response Theory in processes related to the performance evaluation of basic education students

Abstract: Item Response Theory (IRT) has been widely used in large-scale assessments in Brazil. In this article, we wanted to present IRT concepts, assumptions and models. Based on a bibliographic survey, the objective was to show the advantages of this theory to develop more valid educational tests and to determine more reliable results for large-scale assessments. Thus, the analysis of the TRI in this document does not seek to exhaust the subject, but to assist managers in making decisions related to large-scale evaluation, considering the particular case of the performance evaluation axis of the Permanent System of Educational Evaluation of the Department of State of Education of the Federal District (SIPAEDF).

Keywords: Item Response Theory. Large scale assessment. SIPAEDF.

Downloads

Publicado

2021-04-13