Educação e Antirracismo no Uruguai: diálogos, práticas e virtualidade

Autores

Palavras-chave:

Educação antirracista. Formação universitária. Uruguai.

Resumo

Nas últimas décadas, a temática envolvendo educação e racismos vem conquistando destaque na América Latina, mesmo que em alguns países isso ainda se dê timidamente, como é o caso do Uruguai. Quando o foco está nas políticas universitárias antirracistas, o vazio se evidencia radicalmente. Nessa paisagem, este ar-tigo apresenta um estudo realizado sobre as práticas antirracistas nos cursos de educação superior, neste caso, dialogando com a experiência dos estudantes da licenciatura de Educação Física da Universidad de La Repúbli ca del Uruguay (Udelar). O objetivo principal do estudo é apresentar algumas interfaces entre a educação e a formação universitária. Analisando, à luz da obra das autoras Nilma Lino Gomes e Petronilha Gonçalves e Silva, o cruzamento das políticas públicas antirracistas adotadas no país com a experiência das dinâmicas de apren dizagem antirracistas vividas por um grupo de estudantes. A metodologia utilizada foi qualitativa, inicialmente bibliográfica e documental, e depois teórico-prática por meio de observação participante na sala de aula da Cátedra de Sociologia e análise de relatos escritos pelos alunos. Em tempos de Covid-19, as atividades foram to das virtuais, por meio de plataformas digitais, redes sociais e aplicativos de mensagens de texto, áudio e vídeo.

Palavras-chave: Educação antirracista. Formação universitária. Uruguai.

Biografia do Autor

Ana Luiza Narvaez, Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras (LEPIF)

Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ; Pós-graduada Especialista  em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Internacionais e de Fronteiras (LEPIF)

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Publicado

2021-04-14