Oficina de teatro Críticos & Criativos: Performance Brasa

Autores

  • Rodolfo Luiz Costa de Godoi Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

artes cênicas, ensino de sociologia, performance, Elefante Branco

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar e refletir sobre uma experiência pedagógica híbrida entre Sociologia e Artes Cênicas ocorrida no ano de 2019, no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, na Asa Sul, Distrito Federal. A oficina de Teatro Críticos & Criativos propiciou um espaço-tempo de aprendizagem e de invenção artística pautado pela criação coletiva e crítica da realidade social e histórica do Brasil. A oficina resultou na performance “Brasa‟, constituída a partir dos jogos teatrais e das reflexões críticas desenvolvidos na sala de ensaio, com materiais diversos trazidos pelos estudantes e pelo professor, acoplados a uma dramaturgia performativa não-linear. O projeto teve duração de um semestre e foram realizadas duas apresentações para cerca de cento e oitenta estudantes da mesma escola. 

Palavras-chave: Artes cênicas. Elefante Branco. Ensino de sociologia. Performance.

Critics & Creatives Theater Workshop: Performance Brasa

Abstract: This experience report aims to present and reflect on a hybrid pedagogical experience between Sociology and Performing Arts that took place in 2019, at Elefante Branco High School, in Asa Sul, Distrito Federal. The Critical & Creative Theater workshop provided a space-time for learning and artistic invention guided by collective and critical creation of the social and historical reality of Brazil. The workshop resulted in the performance “Brasa‟, constituted from theatrical games and critical reflections developed in the rehearsal room, with various materials brought by the students and the teacher, coupled with a non-linear performative dramaturgy. The project lasted one semester and two presentations were given to around one hundred and eighty students from the same school.

Keywords: Performing arts. White elephant. Teaching of sociology. Performance.

Downloads

Publicado

2021-04-13