A biblioteca em uma prática antirracista: A Biblioteca da Escola Parque do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Educação Antirracista, Bibliodiversidade, Biblioteca, Literatura Infantil, Diversidade, CulturaResumo
O presente relato de experiência pretende apresentar reflexões sobre o trabalho com leitura literária em escolas do Ensino Fundamental e apontar possibilidades de trabalho com livros, leitura e literatura infantil, a partir da biblioteca, para a construção de uma prática de Educação antirracista. É preciso dizer que livros relacionados a esta prática não são apenas aqueles que falam sobre o combate ao racismo ou sobre povos escravizados, por exemplo. São livros que falam sobre isso e muito mais. O relato reflete sobre a ideia de Bibliodiversidade; discute formas de montar um acervo de livros com variedade e qualidade, que seja plural e democrático; mostra o que priorizar nessa escolha e apresenta propostas de trabalho que podem ser feitas, a partir deste acervo, com o objetivo de formar leitores mais críticos, abertos e reflexivos. Assim, a ênfase dada neste relato é o trabalho feito nas bibliotecas que atendem a alunos do 1º ao 5º ano, mais especificamente as práticas transdisciplinares e antirracistas realizadas em nossos espaços, sempre com o objetivo de contribuir para a formação de uma ampla comunidade antirracista, onde todas as representações culturais têm voz.
Palavras-chave: Educação Antirracista. Bibliodiversidade. Biblioteca. Literatura Infantil. Diversidade. Cultura.