Perspectivas de docência e discência numa disciplina de relações étnico-raciais: relatos de experiência no âmbito do curso de bacharelado em Engenharia de Produção do IFG – Senador Canedo

Autores

  • Thiago Cazarim Instituto Federal de Goiás
  • Suellem Cândida Reis
  • Raianny Silva Santos

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, Engenharia de Produção, IFG, educação superior

Resumo

No presente texto, apresentamos relatos dos autores enquanto, respectivamente, docente e discentes do curso de Bacharelado em Engenharia de Produção do Instituto Federal de Goiás, campus Senador Canedo. Os relatos versam sobre experiências docentes e discentes no planejamento, oferta, docência e discência da disciplina Relações étnico-raciais, disciplina obrigatória da matriz curricular do curso em questão. Após uma breve introdução, é apresentado um relato do docente da disciplina sobre o processo de planejamento pedagógico da mesma, sobretudo quanto à adequação da disciplina à luz das demandas formativas dos futuros engenheiros de produção, bem como do cenário de pandemia de Covid-19 e de ensino remoto emergencial adotado pelo Instituto Federal de Goiás. Em seguida, são apresentados relatos de duas discentes do curso acerca de seus históricos em relação ao debate das relações étnico-raciais e suas perspectivas enquanto discentes da disciplina no âmbito da graduação. A última seção do texto aponta balanços sobre uma futura oferta da disciplina no âmbito do curso de Engenharia de Produção do IFG – Senador Canedo, tomando como base os pontos positivos e negativos das experiências relatadas. Espera-se com isso fomentar a implementação da área de Relações étnico-raciais em cursos de engenharia a partir de indicações de temáticas e abordagens mais adequadas às realidades formativas dos futuros engenheiros.

Palavras-chave: relações étnico-raciais. Engenharia de Produção. Educação superior. IFG.

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Publicado

2021-04-14