A organização escolar em ciclos para as aprendizagens na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Alisson Moura Chagas Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Thamara Maria de Souza SEEDF
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília (UCB)

Palavras-chave:

Organização Escolar, Política Pública, Ciclos para as Aprendizagens

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a legislação que permite o processo de implementação do terceiro ciclo para as aprendizagens na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Será apresentada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996) com seus artigos relativos à organização escolar, além da legislação distrital por meio de pareceres e portarias que possibilitam a implementação da política pública dos ciclos para as aprendizagens na Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF). Também serão apresentados alguns estados e municípios que tiveram experiências com essa forma de organização escolar, além de um breve comentário sobre a visão das políticas públicas com vistas a interesses econômicos.

Palavras-Chave: Legislação. Organização Escolar. Política Pública. Ciclos para as Aprendizagens.

School organization in cycles for learning in the Federal District's State Department of Education

Abstract: This work aims to analyze the legislation that allows the process of implementing the third cycle for apprenticeships in the Public Teaching Network of the Federal District. The Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB/1996) will be presented with its articles on school organization, in addition to the district legislation through opinions and ordinances that enable the implementation of the public policy of cycles for learning in the State Secretariat and Federal District Education (SEEDF). Some states and municipalities that have had experiences with this form of school organization will also be presented, as well as a brief comment on the vision of public policies with a view to economic interests.

Keywords: Legislation. School Organization. Public policy. Cycles for Learning.

Biografia do Autor

Alisson Moura Chagas, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Letras Pela Faculdade da Terra de Brasília (FTB) e Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Samambaia (IESA). Especialista em Orientação e gestão Educacional, Docência do Ensino Superior, Docência da Língua Inglesa e Educação a Distância. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da educação básica, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Experiência como coordenador nos cursos de letras e pedagogia (2014 ? 2017). Experiência como professor de educação básica: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos EJA . Experiência na educação superior: professor nos cursos de licenciaturas em letras e pedagogia e em especializações lato sensu. Possui também experiência como tutor na Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal de Brasília (IFB).

Downloads

Publicado

2021-04-13