Contribuições da interdisciplinaridade na formação de professores/as: diálogos entre Geografia e História, com ênfase na disciplina Geografia dos Movimentos Sociais
Palavras-chave:
Formação de Professores/as. Interdisciplinaridade. Relações Étnico-raciais.Resumo
O presente estudo discute a formação de professores, práticas pedagógicas e diversidades étnicas, abordando ações interdisciplinares entre Geografia e História, a partir de uma atividade de campo realizada em Santa Catarina, na Comunidade Quilombola Morro do Fortunato e na Terra Indígena Morro dos Cavalos, do povo Guarani, para a disciplina de Geografia dos Movimentos Sociais. O objetivo geral é apresentar contribuições interdisciplinares para a formação do professor/a. Os objetivos específicos são: apresentar práticas pedagógicas que contribuem para formação de professores em diferentes espaços; compreender a diversidade étnica a partir experiência de campo; desenvolver um olhar sensível e habilidades de observação; e identificar e problematizar o preconceito e o racismo como desafios que se colocam para a educação no século XXI. A metodologia é baseada em aula expositiva com pesquisa bibliográfica, fichamento de textos e pesquisa de campo, com a visita às comunidades que representam movimentos sociais com iniciativas pedagógicas bem sucedidas, que auxiliam confrontar práticas historicamente discriminatórias e naturalizadas. Nos resultados, temos a potência da interdisciplinaridade para a formação de professores/as, contribuindo para uma sociedade que reconhece e respeita a diversidade e a melhoria da qualidade na educação.
Palavras-chave: Formação de Professores/as. Interdisciplinaridade. Relações Étnico-raciais.