Contribuições da interdisciplinaridade na formação de professores/as: diálogos entre Geografia e História, com ênfase na disciplina Geografia dos Movimentos Sociais

Autores

  • Janine Soares da Rosa de Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
  • Maria Helena Tomaz Universidade do Estado de Santa Catarina - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
  • Carina Inserra Bernini Universidade do Estado de Santa Catarina - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Palavras-chave:

Formação de Professores/as. Interdisciplinaridade. Relações Étnico-raciais.

Resumo

O presente estudo discute a formação de professores, práticas pedagógicas e diversidades étnicas, abordando ações interdisciplinares entre Geografia e História, a partir de uma atividade de campo realizada em Santa Catarina, na Comunidade Quilombola Morro do Fortunato e na Terra Indígena Morro dos Cavalos, do povo Guarani, para a disciplina de Geografia dos Movimentos Sociais. O objetivo geral é apresentar contribuições interdisciplinares para a formação do professor/a. Os objetivos específicos são: apresentar práticas pedagógicas que contribuem para formação de professores em diferentes espaços; compreender a diversidade étnica a partir experiência de campo; desenvolver um olhar sensível e habilidades de observação; e identificar e problematizar o preconceito e o racismo como desafios que se colocam para a educação no século XXI. A metodologia é baseada em aula expositiva com pesquisa bibliográfica, fichamento de textos e pesquisa de campo, com a visita às comunidades que representam movimentos sociais com iniciativas pedagógicas bem sucedidas, que auxiliam confrontar práticas historicamente discriminatórias e naturalizadas. Nos resultados, temos a potência da interdisciplinaridade para a formação de professores/as, contribuindo para uma sociedade que reconhece e respeita a diversidade e a melhoria da qualidade na educação. 

Palavras-chave: Formação de Professores/as. Interdisciplinaridade. Relações Étnico-raciais.

Biografia do Autor

Janine Soares da Rosa de Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Graduanda em Licenciatura em História-FAED na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Bolsista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros-NEAB/UDESC. Secretária da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades-UDESC. Com estudos voltados para Educação e Relações Étnico-Raciais, Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior e Ensino de história

Carina Inserra Bernini, Universidade do Estado de Santa Catarina - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Doutora em Geografia Humana. Professora Colaboradora do Departamento de Geografia FAED/UDESC Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UDESC.

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Publicado

2021-04-14