Prólogo

Autores

  • Raquel Oliveira Moreira SEE-DF

Resumo

Entre os propósitos deste Dossiê Temático Relações Étnico Raciais e Educação, estão celebrar e fortalecer as boas práticas pedagógicas antirracistas que problematizem e eliminem a discriminação e suas variadas formas e a RCC espera contribuir para o diálogo pautado pela pluralidade de saberes - ideias que permeiam a obra de Rubem Valentim que ilustra a capa desta edição.

Arte da capa: “Emblema Logotipo Poético‟, de Rubem Valentim.

Pintor autodidata baiano, jornalista e escritor, Rubem Valentim é um dos principais nomes do Concretismo no Brasil - movimento mundial de vanguarda ligado às artes plásticas, música e literatura, a partir da década de 50´s - que se tornou a principal característica da obra do artista: uma sintaxe visual baseada nas culturas imagéticas africanas, ameríndias e europeias que congrega produções artísticas contemporâneas voltadas à valorização das raízes e aspectos da cultura brasileira. Com trajetória internacional nas principais capitais do mundo, sua obra visa promover as características concretistas e os aspectos que evoquem a cultura afro-brasileira.

Direitos de uso de imagem gentilmente cedidos pelo Acervo Instituto Rubem Valentim (https://www.institutorubemvalentim.org.br).

Downloads

Publicado

2021-04-14