bell hooks e a experiência do pensamento crítico: da teoria à prática na sala de aula

Autores

  • Viviane Magno Ribeiro PUC-Rio

Palavras-chave:

Educação. Ensino. Pedagogia Crítica. Racismo. Pensamento Crítico. Paulo Freire.

Resumo

Esta resenha tem como objetivo apresentar ao leitor e à leitora a obra mais recente traduzida no Brasil da teórica e professora estadunidense bell hooks. A publicação da obra “Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática‟, em agosto de 2020, ocorreu no contexto da pandemia de COVID-19 e da transferência das salas de aula para o ambiente virtual. No presente texto, propõe-se refletir o conteúdo do livro de bell hooks à luz da experiência com o ensino remoto e das possíveis limitações que tal meio representa ao ensino do pensamento crítico. Um dos motivos de tais limitações reside, justamente, em um dos aspectos mais interessantes do livro, o qual indica que não basta a transmissão de um conhecimento crítico na sala de aula. Assim, a obra acena para a necessidade e a possibilidade de docentes desenvolverem não apenas linhas teóricas críticas, mas também modos de cultivar uma genuína experiência de formação antirracista, antipatriarcal e anticapitalista em sala de aula.

Palavras-chave: Educação. Ensino. Pedagogia Crítica. Racismo. Pensamento Crítico. Pau-lo Freire.

Downloads

Publicado

2021-04-14