A sala de leitura escolar como espaço de mediação para a promoção da educação antirracista

Autores

  • Adriana Costa de Miranda Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Viviane Lopes Barros Villodres Dias Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

leitura; mediação; educação antirracista; consciência étnico-racial.

Resumo

Neste relato de experiência, é apresentado o trabalho educacional desenvolvido na Sala de Leitura virtual Cora Coralina, do CEF 04 de Brasília, e voltado para a promoção da educação antirracista ao longo do ano letivo de 2020. Esse trabalho foi realizado por meio da organização da informação, de publicações de atividades e da realização de clubes de leitura em que questões étnico-raciais puderam ser abordadas. Para tanto, as professoras mediadoras apoiaram-se na realidade histórica e social dos(as) estudantes, estabelecendo uma relação dialógica com eles(as). Assim, oportunizou-se aos(às) estudantes a reflexão e o desenvolvimento crítico em relação à sociedade racista em que vivemos. 

Palavras-chave: Leitura. Mediação. Educação antirracista. Consciência étnico-racial.

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Publicado

2021-04-14