Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 7 n. 2 (2020): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#21)
v. 7 n. 2 (2020): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#21)
Publicado:
2020-05-31
Editorial
Editorial
Guilherme Nothen
3
PDF
expediente
Apresentação
Comitê Gestor
6-7
PDF
Entrevistas
Pra dentro do campo de jogo: esporte, política e educação
Lino Castellani Filho
8-10
PDF
Currículo, fluência cultural e inclusão social: perspectivas sobre o esporte e a educação física nos Estados Unidos
Samuel Hodge
11-14
PDF
Artigos
O esporte como conteúdo da educação física escolar: Uma análise sobre sua abordagem em escolas do Distrito Federal
Charlles Phetterson Pereira Quirino de Sousa, Pedro Fernando Avalone Athayde
15-25
PDF
As práticas esportivas no âmbito escolar: uma experiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal
Antonio Marcos Pantoja dos Santos, Amanda Silva Gontijo, Pollyanna Milena Rodrigues da Silva
26-34
PDF
O ensino dos esportes em espaços não-escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
Jean Cargnelutti Dalla Rosa, Robson Machado Borges, Alex Branco Fraga
35-44
PDF
A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira
Laryssa Mota Guimarães Rocha, Tayanne da Costa Freitas, Ingrid Dittrich Wiggers
45-51
PDF
A dupla carreira esportiva no Brasil: Um panorama na agenda das políticas públicas
Hugo Paula Almeida da Rocha, Iuri Scremin de Miranda, André Luiz da Costa e Silva, Felipe Rodrigues da Costa
52-59
PDF
A delegação do Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude de 2017
André Almeida Cunha Arantes, Júlia Ester Cavalcante Fonseca, Tácio Rodrigues da Silva Santos
60-67
PDF
Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira
Klever Corrente Silva, Olgamir Francisco de Carvalho
68-80
PDF
O potencial da compostagem para a sensibilização ambiental e redução dos resíduos orgânicos no ambiente escolar
Mércia Vandecira Nunes de Paiva, Priscylla Lima, Thalita Figueiredo
81-89
PDF
Narrativas e teatralidades de jovens em conflito com a lei
José Nildo de Souza
90-96
PDF
Currículo em movimento: Um novo capítulo na história da educação pública do Distrito Federal
Cristiane Alves Cardoso
97-103
PDF
Cultura e natureza na poesia brasiliense de Paulo Tovar
Regina Coelly Fernandes Saraiva
104-109
PDF
Relatos de Experiência
Apreciar, ler, produzir e reproduzir arte na Educação Infantil: Uma experiência estética exitosa
Adelia Vaz de Souza, Haidée de Souza Neves
110-113
PDF
Novo Ensino Médio no Distrito Federal: A Saúde na trilha da Educação
Danielle Keylla Alencar Cruz, Eric Carneiro dos Santos, Ozânia Vieira de Freitas, Helen Altoé Duar Bastos
114-118
PDF
Dossiê Temático
Introdução ao Dossiê
Círculo Vigotskiano
132-133
PDF
expediente
Dossiê - Entrevistas
A revolucionária concepção de deficiência da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski
Elisabeth Tunes, Fabrício Santos Dias de Abreu, Luana de Melo Ribas
135-138
PDF
entrevistadores
As contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o atendimento educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autismo (TEA)
Alessandra Dilair Formagio Martins, Fabrício Santos Dias de Abreu, Luana de Melo Ribas
139-143
PDF
entrevistadores
Dossiê - Traduções
Instrução e desenvolvimento na idade pré-escolar
Lev Seminovich Vigotski
144-160
PDF
Base biológica do afeto
Lev Seminovich Vigotski
161-164
PDF
Dossiê - Artigos
As contribuições da Teoria Histórico-Cultural e dos estudos de defectologia de Vigotski para a conceituação/compreensão da pessoa com deficiência intelectual
Fabiana Luzia de Rezende Mendonça, Fabrício Santos Dias de Abreu, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa; Daniele Nunes Henrique Silva
165-172
PDF
Atendimento Educacional Especializado para a primeiríssima infância: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, Antônio Villar Marques de Sá
173-180
PDF
Entre flores, borboletas e joaninhas: representações da deficiência na literatura infantil brasiliense
Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, Cristina Massot Madeira-Coelho, Carolina Helena Micheli Velho
181-187
PDF
A educação moral fundamentada na ética como possibilidade de se refletir o conceito de deficiência em ambientes educacionais
Ana Caroline Nunes Costa
188-195
PDF
A criança com autismo no espaço escolar: contribuições da defectologia na contemporaneidade
Maria Angélica da Silva; Daniele Nunes Henrique Silva
196-205
PDF
Atenção Atípica no Transtorno do Espectro Autista: Reflexões voltadas à intervenção
Joanna de Paoli, Juarez Oliveira Sampaio
206-215
PDF
A (re)construção social da deficiência para a compreensão de uma diversidade humana
Luana de Melo Ribas
216-225
PDF
Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a inclusão de estudantes com perfis desafiadores à prática pedagógica
Maria do Socorro Martins Lima
226-233
PDF
O professor e a família: limites e papéis sociais para professores da Educação Especial do Distrito Federal
Viviane Giusti Balestrin, Patrícia Cristina Campos Ramos
234-243
PDF
A profissionalidade e os sentidos de humanização docente na inclusão escolar: analisando o Distrito Federal
Loyane Guedes Santos Lima, Shirleide Pereira da Silva Cruz
244-252
PDF
Dossiê - Resenhas
O que é deficiência? A história de um conceito em disputa
Alberto Maia Araújo
253-256
PDF
Como brincam as crianças com autismo
Roseane Paulo da Cunha
257-259
PDF
Sou surdo e gosto de música: A musicalidade da pessoa surda na perspectiva histórico-cultural
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira
260-262
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English