Mapeamento das iniciativas de trabalho com Projeto de Vida e a pertinência da Educação para a Carreira

Autores

  • Klever Corrente Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Projeto de Vida, Educação para a Carreira, Orientação Vocacional e Profissional

Resumo

O contexto de reconfiguração do ensino médio, advindo pela instituição da Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, trouxe, dentre outras alterações para as diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão de trabalho voltado para a construção de Projeto de Vida dos estudantes nos currículos da etapa final da Educação Básica. Diante desse cenário, as Secretarias Estaduais de Educação iniciaram um processo de reforma curricular, buscando incluir a temática Projeto de Vida nos processos de formação dos estudantes. Neste artigo apresenta-se um mapeamento das iniciativas de Projeto de Vida das Secretarias de Estado de Educação e, como contraponto, indica-se a Educação para a Carreira, enquanto abordagem que responde adequadamente às lacunas identificadas nos processos formativos, às demandas solicitadas pelo Estado e pela sociedade e aos anseios e expectativas dos estudantes. Constatou-se, que através da Educação para a Carreira é possível ampliar e transformar o entendimento e a percepção dos discentes preparando-os para o processo de escolha e tomada de decisões em seu Projeto de Vida.

Palavras-chave: Projeto de Vida. Educação para a Carreira. Ensino Médio. Orientação Vocacional e Profissional.

Mapping of work initiatives with Life Project and the relevance of Education for Career

Abstract: The context of reconfiguration of secondary education, arising from the institution of Federal Law No. 13,415, of February 16, 2017, brought, among other changes to the guidelines and bases of national education, the inclusion of work aimed at building a Life Project of students in the curricula of the final stage of Basic Education. Faced with this scenario, the State Departments of Education began a process of curriculum reform, seeking to include the Life Project theme in the students' training processes. This article presents a mapping of the Life Project initiatives of the State Departments of Education and, as a counterpoint, Education for Career is indicated, as an approach that adequately responds to the gaps identified in the training processes, to the demands requested by the State and by society and the expectations and aspirations of students. It was found that through Career Education it is possible to expand and transform the understanding and perception of students preparing them for the process of choice and decision-making in their Life Project.

Keywords: Life Project. Career Education. High school. Vocational and Professional Guidance.

Biografia do Autor

Klever Corrente Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Klever Corrente Silva é mestre em Educação (UnB - 2019). Especialista em Orientação Profissional e de Carreira (Faculdade Futura - 2019), em Docência do Ensino Superior (IESA - 2016) e em Gestão Escolar (IESA - 2015). Bacharel em Administração (FAJESU - 2013), Licenciado em Pedagogia (IESA - 2015) e Licenciado em Educação Profissional (IFB - 2017). Foi professor temporário de Administração na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e professor substituto de Gestão no Instituto Federal de Brasília (IFB). Atualmente é Professor de Educação Básica - Componente Curricular: Atividades na SEEDF. Tem interesse epistemológico, sobretudo, na relação educação e trabalho, investigando, principalmente, os seguintes temas: orientação vocacional e profissional, educação profissional, carreira e profissão. Contato: klever.cs@gmail.com.

Olgamir Francisco de Carvalho, Universidade de Brasília

Olgamir Francisco de Carvalho é doutora em Educação pela UNICAMP-Campinas, mestre em Educação pela PUC- SP e graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasíia (UnB). É professora associada da UnB. É lider do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho - NEPET, vinculado ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq. É coordenadora do Observatório da Juventude/UnB e vice-coordenadora do Núcleo de estudos estratégicos do CEAM/UnB. Desenvolve estudos na área de Educação e Trabalho, nas seguintes temáticas, dentre outras: Orientação Vocacional e Profissional no contexto da Escola e do Trabalho (educação para a carreira; formação e inserção profissional); Formação e carreira docente (modelos de formação, profissionalidade docente, identidade profissional); Políticas Públicas de EPT. Contato: olgamirc@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-05-29