Entre flores, borboletas e joaninhas: representações da deficiência na literatura infantil brasiliense

Autores

Palavras-chave:

Deficiência, Teoria Histórico-Cultural, Literatura Infantil, Escritoras Brasilienses, Experiência Estética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar representações da deficiência em obras de literatura infantil brasi­liense. Os estudos de Vigotski (1997) sobre desenvolvimento atípico, presentes na obra Defectologia, nos servem de apoio para esse breve estudo. Ressalta-se o princípio que considera a distinção entre o caráter primário do defeito que está re­lacionado à perspectiva biológica e um caráter secundário relacionado ao impacto social desdobrado do defeito primário na vida da pessoa. Pessoas com deficiência estão inseridas em contextos sociais e tomam consciência de suas limitações e potencialidades de desenvolvimento nessa relação. Para compreensão desse princípio que articula em unidade aspectos individuais e sociais optamos nesse texto por trazer a literatura infantil, compreendida como arte, ou seja, como técnica social do sentimento, em que o autor também assume uma abordagem dialética na relação entre o individual e o coletivo na experiência estética. Desse modo, a análise interpretativa desta pesquisa, baseada em cinco obras de literatura infantil brasiliense, possibilitou categorizarmos três dimensões, a saber: a) deficiência como falta ou diferença da normatividade, destacando o papel do social no desenvolvimento; b) deficiência numa perspectiva eussêmica que se orienta para as poten­cialidades de desenvolvimento, apresentando possibilidades e novas formas das crianças em lidar com as novas situações sociais de desenvolvimento; e c) deficiência como condição especial de desenvolvimento, mas não como único fator.

Palavras-chave: Deficiência. Teoria Histórico-Cultural. Literatura Infantil. Literatura Infantil Brasiliense. Experiência Estética.

Among flowers, butterflies and ladybugs: representations of disability in children's literature in Brasilia

Abstract: This article aims to analyze representations of disability in children's literature in Brasilia. Vigotski's (1997) studies on atypical development, present in the work Defectologia, support this brief study. The principle that considers the distinction between the primary character of the defect that is related to the biological perspective and a secondary character related to the social impact of the primary defect in the person's life is highlighted. People with disabilities are inserted in social contexts and are aware of their limitations and potential for development in this relationship. In order to understand this principle that articulates individual and social aspects in unity, we chose in this text to bring children's literature, understood as art, that is, as a social technique of feeling, in which the author also takes a dialectical approach in the relationship between the individual and the collective in the aesthetic experience. Thus, the interpretative analysis of this research, based on five works of children's literature from Brasilia, allowed us to categorize three dimensions, namely: a) disability as a lack or difference in normativity, highlighting the role of the social in development; b) disability in an eusemic perspective that is oriented towards development potential, presenting possibilities and new ways for children to deal with new social situations of development; and c) disability as a special developmental condition, but not as the only factor.

Keywords: Disability. Historical-Cultural Theory. Children's literature. Brazilian Children's Literature. Aesthetic Experience.

Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, SEEDF/UNB

Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2015). Especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília (2012). Graduada em Letras - Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1997, atuando na docência, coordenação pedagógica e gestão. Tem experiência como pesquisadora na área de Educação Infantil, com ênfase em narrativas infantis, processos imaginativos e literatura infantil. Atuou como membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância entre 2013 e 2018. Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal desde 2012. Membro do Círculo Vigotskiano - Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Imagens e(m) Cena.

Cristina Massot Madeira-Coelho, Universidade de Brasília

Atualmente, sou professora-adjunto da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília. Tenho doutorado em Psicologia (2004), mestrado em Lingüística (1988) ambos pela UnB e graduação em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1981). A formação interdisciplinar é organizada pelo meu interesse na relação Sujeito-Linguagem que ultrapassa o âmbito dessas disciplinas. Pesquiso e atuo, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico. Nos períodos de 2009 -2012 e 2017-2018, atuei como Coordenadora Pedagógica, na equipe do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Em 2013-2015 assumi a Coordenação do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.

Carolina Helena Micheli Velho, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil desde 1996. Inicialmente em sala de aula como professora e posteriormente como Coordenadora/Gestora. De 2011 a 2013 foi consultora para a COEDI/SEB/MEC, implementando o Programa Proinfância em diversos Estados, com atuação desde orientações gerenciais e legais para as Secretarias Municipais de Educação até formação dos coordenadores/diretores e professores dos municípios.Foi consultora nacional de 2013 a 2017 para o tema de Educação Infantil no UNICEF no Brasil. De abril de 2017 á setembro de 2018 esteve como Coordenadora-Geral de Educação Infantil no Ministério da Educação. Foi membro do CONANDA pelo Ministério da Educação. Foi membro do Comitê Diretivo do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (2014-2017) e membro do Comitê Distrital pela Primeira Infância (2014-2016). Integra a Rede Nacional Primeira Infância. Atualmente é professora de pós-graduação do Instituto Saber e coordena o CEI- Cultura, Educação e Infâncias.

Downloads

Publicado

2020-05-29