Entre flores, borboletas e joaninhas: representações da deficiência na literatura infantil brasiliense
Palavras-chave:
Deficiência, Teoria Histórico-Cultural, Literatura Infantil, Escritoras Brasilienses, Experiência EstéticaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar representações da deficiência em obras de literatura infantil brasiliense. Os estudos de Vigotski (1997) sobre desenvolvimento atípico, presentes na obra Defectologia, nos servem de apoio para esse breve estudo. Ressalta-se o princípio que considera a distinção entre o caráter primário do defeito que está relacionado à perspectiva biológica e um caráter secundário relacionado ao impacto social desdobrado do defeito primário na vida da pessoa. Pessoas com deficiência estão inseridas em contextos sociais e tomam consciência de suas limitações e potencialidades de desenvolvimento nessa relação. Para compreensão desse princípio que articula em unidade aspectos individuais e sociais optamos nesse texto por trazer a literatura infantil, compreendida como arte, ou seja, como técnica social do sentimento, em que o autor também assume uma abordagem dialética na relação entre o individual e o coletivo na experiência estética. Desse modo, a análise interpretativa desta pesquisa, baseada em cinco obras de literatura infantil brasiliense, possibilitou categorizarmos três dimensões, a saber: a) deficiência como falta ou diferença da normatividade, destacando o papel do social no desenvolvimento; b) deficiência numa perspectiva eussêmica que se orienta para as potencialidades de desenvolvimento, apresentando possibilidades e novas formas das crianças em lidar com as novas situações sociais de desenvolvimento; e c) deficiência como condição especial de desenvolvimento, mas não como único fator.
Palavras-chave: Deficiência. Teoria Histórico-Cultural. Literatura Infantil. Literatura Infantil Brasiliense. Experiência Estética.
Among flowers, butterflies and ladybugs: representations of disability in children's literature in Brasilia
Abstract: This article aims to analyze representations of disability in children's literature in Brasilia. Vigotski's (1997) studies on atypical development, present in the work Defectologia, support this brief study. The principle that considers the distinction between the primary character of the defect that is related to the biological perspective and a secondary character related to the social impact of the primary defect in the person's life is highlighted. People with disabilities are inserted in social contexts and are aware of their limitations and potential for development in this relationship. In order to understand this principle that articulates individual and social aspects in unity, we chose in this text to bring children's literature, understood as art, that is, as a social technique of feeling, in which the author also takes a dialectical approach in the relationship between the individual and the collective in the aesthetic experience. Thus, the interpretative analysis of this research, based on five works of children's literature from Brasilia, allowed us to categorize three dimensions, namely: a) disability as a lack or difference in normativity, highlighting the role of the social in development; b) disability in an eusemic perspective that is oriented towards development potential, presenting possibilities and new ways for children to deal with new social situations of development; and c) disability as a special developmental condition, but not as the only factor.
Keywords: Disability. Historical-Cultural Theory. Children's literature. Brazilian Children's Literature. Aesthetic Experience.