A criança com autismo no espaço escolar: contribuições da defectologia na contemporaneidade

Autores

  • Maria Angélica da Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Daniele Nunes Henrique Silva

Palavras-chave:

inclusão, transtorno do espectro autista, mediação, perspectiva histórico-cultural

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como a práxis em sala de aula tem afetado o desenvolvimento da criança com autismo e quais as contribuições dos fundamentos da Defectologia, nos dias atuais, nesse desenvolvimento. Este artigo está fundamentado nos aportes teóricos da perspectiva histórico-cultural, tendo Vigotski seu principal representante. Inicialmente, apontamos os aspectos legais (legislação) que norteiam o processo de inclusão das pessoas com deficiência no espaço escolar, destacando seus avanços e entraves. Na sequência, discutimos os fundamentos da Defectologia de Vigotski, compreendendo a lei geral do desenvolvimento humano. Ademais, refletimos sobre práticas pedagógicas exitosas em sala de aula, com crianças com autismo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, a partir de estudos na perspectiva histórico-cultural. Concluímos que as escolas enfrentam um desafio na inclusão da criança com autismo devido a fatores distintos: falhas na formação de professores; excesso de alunos em sala de aula; ausência de um trabalho pedagógico coletivo no espaço escolar; desconhecimento das potencialidades da criança com autismo por parte dos professores. Todavia, constatamos com este artigo que, mesmo diante dessas dificuldades, há possibilidades de uma prática pedagógica de fato inclusiva, compreendendo a criança com autismo como um sujeito de possibilidades (potencialidades) que aprende, sendo indispensável a adoção de recursos mediacionais no dia a dia em sala de aula, contribuindo de maneira sólida e eficaz para seu desenvolvimento pleno.

Palavras-chave: Inclusão. Transtorno do Espectro Autista. Mediação. Perspectiva Histórico-Cultural.

The child with autism in the school environment: contributions of Defectology in contemporaneity

Abstract: This article aims to understand how praxis in the classroom has affected the development of children with autism and what are the contributions of the foundations of Defectology, nowadays, in this development. This article is based on the theoretical contributions of the cultural-historical perspective, having Vygotski as its main representative. Initially, we point out the legal aspects (legislation) that guide the process of inclusion of people with disabilities in the school space, highlighting their advances and obstacles. Next, we discuss the foundations of Vi-gotski's Defectology, including the general law of human development. Furthermore, we reflect on successful pedagogical practices in the classroom, with children with autism, significantly contributing to the development of higher psychological functions, based on studies in the historical-cultural perspective. We conclude that schools face a challenge in the inclusion of children with autism due to different factors: failures in teacher training; excess of students in the classroom; absence of collective pedagogical work in the school space; lack of knowledge of the potential of children with autism on the part of teachers. However, we find with this article that, even in the face of these difficulties, there are possibilities for a truly inclusive pedagogical practice, understanding the child with autism as a subject of possibilities (potentials) that learns, being essential to adopt mediational resources in everyday life. in the classroom, contributing solidly and effectively to its full development.

Keywords: Inclusion. Autistic Spectrum Disorder. Mediation. Historical-Cultural Perspective.

 

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Publicado

2020-05-29