A educação moral fundamentada na ética como possibilidade de se refletir o conceito de deficiência em ambientes educacionais

  • Ana Caroline Nunes Costa Escola privada do Distrito Federal

Resumo

O presente artigo se desenvolve a partir de uma história contada para um grupo de crianças de educação  infantil de uma escola particular do Distrito Federal. A pesquisa se deu a partir das respostas das crianças diante da história de um macaco que apresentava um comportamento atípico em uma festa de aniversário. Através das respostas foi possível refletir sobre o conceito de deficiência e suas implicações para a vida social, deixando clara a necessidade de se discutir uma educação moral fundamentada na ética. A análise dos dados obtidos teve como base teórica as ideias de Vigotski sobre o conceito de deficiência. O modo como a escola compreende alguns conceitos, tais como padronização e deficiência, foi relacionado com as respostas das crianças. A ideia central desse artigo defende que toda criança tem a capacidade de se desenvolver para participar ativamente da vida social.

Publicado
Mai 29, 2020
##submission.howToCite##
COSTA, Ana Caroline Nunes. A educação moral fundamentada na ética como possibilidade de se refletir o conceito de deficiência em ambientes educacionais. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 188-195, maio 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/877>. Acesso em: 03 jul. 2020.