A educação moral fundamentada na ética como possibilidade de se refletir o conceito de deficiência em ambientes educacionais

Authors

  • Ana Caroline Nunes Costa Escola privada do Distrito Federal

Keywords:

Desenvolvimento infantil, Deficiência, Educação moral, Educação infantil, Escolarização

Abstract

O presente artigo se desenvolve a partir de uma história contada para um grupo de crianças de educação  infantil de uma escola particular do Distrito Federal. A pesquisa se deu a partir das respostas das crianças diante da história de um macaco que apresentava um comportamento atípico em uma festa de aniversário. Através das respostas foi possível refletir sobre o conceito de deficiência e suas implicações para a vida social, deixando clara a necessidade de se discutir uma educação moral fundamentada na ética. A análise dos dados obtidos teve como base teórica as ideias de Vigotski sobre o conceito de deficiência. O modo como a escola compreende alguns conceitos, tais como padronização e deficiência, foi relacionado com as respostas das crianças. A ideia central desse artigo defende que toda criança tem a capacidade de se desenvolver para participar ativamente da vida social.

Palavras-chave: Desenvolvimento infantil. Deficiência. Educação moral. Educação infantil. Escolarização.  

  Moral education based on ethics as a possibility to reflect the concept of disability in        educational environments

Abstract: This article develops from a story told to a group of children from kindergarten at a private school in the Federal District. The research was based on the children's responses to the story of a monkey who exhibited unusual behavior at a birthday party. Through the answers, it was possible to reflect on the concept of disability and its implications for social life, making clear the need to discuss a moral education based on ethics. The analysis of the data obtained had as theoretical basis Vigotski's ideas about the concept of disability. The way in which the school understands some concepts, such as standardization and disability, was related to the children's responses. The central idea of this article is that every child has the capacity to develop to actively participate in social life.

Keywords: Child development. Deficiency. Moral education. Child education. Schooling.

 

Author Biography

Ana Caroline Nunes Costa, Escola privada do Distrito Federal

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Mestre em Psicologia pelo UniCEUB (2018). Professora de educação básica de instituição particular do Distrito Federal. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4141303879620145. Contato: carolnunes03@hotmail.com.

Published

2020-05-29