Narrativas e teatralidades de jovens em conflito com a lei

Autores

  • José Nildo de Souza UnB

Palavras-chave:

Narrativas, Teatralidades, Socioeducação

Resumo

Estratégia e processo criativo em artes cênicas na Unidade de Internação de Santa Maria/DF voltado para a organização do trabalho pedagógico. O objetivo é desenvolver vínculos entre narrativas e teatralidades. Desde fevereiro de 2019 os socioeducandos fazem leituras de suas narrativas em cenas. Os temas são a arte de rua e as vulnerabilidades sociais: educação ao longo da vida e geracionalidade. Utiliza a Teoria dos Papéis em Moreno e Goffman, a criação do ator-narrador ou socioeducando-protagonista. Jovens que não vivem integralmente sua humanidade não alcançam a dimensão humana do outro. As expressões de aprisionamento, julgamento, rejeição e acusação que aparecem no jogo cênico destes jovens revelam a necessidade de se buscar um sentimento de liberdade pela humanização. Como quebrar o círculo da dor? Com as artes cênicas.

Palavras-chave:   Narrativas. Teatralidades. Socioeducação. 

Narratives and theatrics of young people in conflict with the law

Abstract: Strategy and creative process in performing arts at the Hospitalization Unit of Santa Maria/DF focused on the organization of pedagogical work. The goal is to develop links between narratives and theatrics. Since February 2019, students have read their narratives in scenes. The themes are street art and social vulnerabilities: lifelong education and generationality. It uses the Role Theory in Moreno and Goffman, the creation of the actor-narrator or socioeducate-protagonist. Young people who do not fully live their humanity do not reach the human dimension of the other. The expressions of imprisonment, judgment, rejection and accusation that appear in the scenic game of these young people reveal the need to seek a feeling of freedom through humanization. How to break the circle of pain? With the performing arts.

Keywords: Narratives. Theatrics. Socioeducation.

Biografia do Autor

José Nildo de Souza, UnB

Mestrando em Artes Cênicas (IdA/UnB), Profº Educação Musical, Pedagogo e Arte - Educador. Psicólogo e
Profº / Diretor de Teatro. Pós Graduado em Gestão de Políticas Públicas e Tecnologias (Professor/Tutor em
EaD/Webclass). Especialista em Gestão Escolar e Temas Contemporâneos Bacharel em Psicologia/UDF. Técnico
em Multimeios Didáticos/IFB - MEC. Consultor / Membro do Conselho de Segurança Comunitária de Brasília /
GDF. Educador/Mediador em Atenção e Promoção à Saúde (FIOCRUZ/FEPECS ? Faculdade de Pesquisa e
Ciências da Saúde). Ressocializador de Jovens e Adultos condenados à pena de prisão. Profissional da área
psicossocial. Educador em Medidas Socioeducativas. Professor de Teatro na Rede Pública de Ensino/SEEDF ?
Educação Básica desde 1992. Educação Arte e Cultura no Ciberespaço pela Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília - Junho de 2010. Pós Graduado em Educação e Diversidade pela FE/UnB - Março de
2010. Especialista em Arte e Tecnologias pelo Instituto de Artes da UnB - Fevereiro de 2006. Pesquisador na
área de Direito Humano à Educação - Cátedra UNESCO de Jovens e Adultos, PNUD, MEC. Graduado em Teatro
pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes / Fundação Brasileira de Teatro (1991). Secretaria de Estado de
Segurança Pública do Distrito Federal. Professor EJA - Secretaria de Educação do GDF. Educador de Rua na
Fundação Projeto Rondon / 1987.

Downloads

Publicado

2020-05-29