Narrativas e teatralidades de jovens em conflito com a lei
Palavras-chave:
Narrativas, Teatralidades, SocioeducaçãoResumo
Estratégia e processo criativo em artes cênicas na Unidade de Internação de Santa Maria/DF voltado para a organização do trabalho pedagógico. O objetivo é desenvolver vínculos entre narrativas e teatralidades. Desde fevereiro de 2019 os socioeducandos fazem leituras de suas narrativas em cenas. Os temas são a arte de rua e as vulnerabilidades sociais: educação ao longo da vida e geracionalidade. Utiliza a Teoria dos Papéis em Moreno e Goffman, a criação do ator-narrador ou socioeducando-protagonista. Jovens que não vivem integralmente sua humanidade não alcançam a dimensão humana do outro. As expressões de aprisionamento, julgamento, rejeição e acusação que aparecem no jogo cênico destes jovens revelam a necessidade de se buscar um sentimento de liberdade pela humanização. Como quebrar o círculo da dor? Com as artes cênicas.
Palavras-chave: Narrativas. Teatralidades. Socioeducação.
Narratives and theatrics of young people in conflict with the law
Abstract: Strategy and creative process in performing arts at the Hospitalization Unit of Santa Maria/DF focused on the organization of pedagogical work. The goal is to develop links between narratives and theatrics. Since February 2019, students have read their narratives in scenes. The themes are street art and social vulnerabilities: lifelong education and generationality. It uses the Role Theory in Moreno and Goffman, the creation of the actor-narrator or socioeducate-protagonist. Young people who do not fully live their humanity do not reach the human dimension of the other. The expressions of imprisonment, judgment, rejection and accusation that appear in the scenic game of these young people reveal the need to seek a feeling of freedom through humanization. How to break the circle of pain? With the performing arts.
Keywords: Narratives. Theatrics. Socioeducation.