Atendimento Educacional Especializado para a primeiríssima infância: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal

Autores

  • Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda Secretaria de Estado de Educação / Universidade de Brasília
  • Antônio Villar Marques de Sá UnB

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil, Educação Especial, Educação Precoce, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O programa de Educação Precoce no Distrito Federal é um serviço de Atendimento Educacional Especializado, ofertado por pedagogos e professores de Educação Física. Encontra-se como interface entre a Educação Infantil e a Educação Especial, uma vez que atende a bebês e crianças bem pequenas (zero a três anos e onze meses) encaminhadas pelos serviços de saúde em razão de nascimento prematuro, deficiência, síndrome ou outra necessidade específica que constitua risco para o desenvolvimento infantil. Uma vez que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) adota como pressupostos teóricos do seu currículo a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, discorremos neste artigo sobre este serviço e suas interfaces com a educação infantil e a educação especial inclusiva à luz da Teoria Histórico-Cultural.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Infantil. Educação Especial. Educação Precoce. Teoria Histórico-Cultural.

Specialized Educational Service for Early Childhood: The Early Education Program in the Federal District

Abstract: The Early Education program in the Federal District is a Specialized Educational Service, offered by Physical Education educators and teachers. It is an interface between Early Childhood Education and Special Education, as it serves babies and very young children (zero to three years and eleven months) referred by health services due to premature birth, disability, syndrome or another specific need that poses a risk to child development. Since the Department of Education of the Federal District adopts Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy as theoretical assumptions of its curriculum, we discuss in this article about this service and its interfaces with Early Childhood Education and Special Education inclusive in the light of Historical-Cultural Theory.

Keywords: Specialized Educational Service. Child education. Special education. Early Education. Historical-Cultural Theory.

Biografia do Autor

Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda, Secretaria de Estado de Educação / Universidade de Brasília

Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda é mestre e doutoranda pela Faculdade de Educação da UnB. Professora de Educação Infantil da SEEDF. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq / UnB) e do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural (UnB). Compõe o comitê gestor do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal – FEIDF e faz parte do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB.

Antônio Villar Marques de Sá, UnB

Antônio Villar Marques de Sá é doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris X - Nanterre (França), graduado em Matemática pela UnB. Realizou pós-doutorado em Edição Científica na Unesco de Paris. Professor Associado 4 da Faculdade de Educação da UnB. Pesquisador líder do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq / UnB).

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Publicado

2020-05-29