Atendimento Educacional Especializado para a primeiríssima infância: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal

  • Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda Secretaria de Estado de Educação / Universidade de Brasília
  • Antônio Villar Marques de Sá UnB

Resumo

O programa de Educação Precoce no Distrito Federal é um serviço de Atendimento Educacional Especializado, ofertado por pedagogos e professores de Educação Física. Encontra-se como interface entre a Educação Infantil e a Educação Especial, uma vez que atende a bebês e crianças bem pequenas (zero a três anos e onze meses) encaminhadas pelos serviços de saúde em razão de nascimento prematuro, deficiência, síndrome ou outra necessidade específica que constitua risco para o desenvolvimento infantil. Uma vez que a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) adota como pressupostos teóricos do seu currículo a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, discorremos neste artigo sobre este serviço e suas interfaces com a educação infantil e a educação especial inclusiva à luz da Teoria Histórico-Cultural.


Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Educação Infantil; Educação Especial; Educação Precoce; Teoria Histórico-Cultural.

Publicado
Mai 29, 2020
##submission.howToCite##
MIRANDA, Maria Auristela Barbosa Alves de; SÁ, Antônio Villar Marques de. Atendimento Educacional Especializado para a primeiríssima infância: O Programa de Educação Precoce no Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 173-180, maio 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/841>. Acesso em: 03 jul. 2020.