A delegação do Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude de 2017

Autores

  • André Almeida Cunha Arantes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Júlia Ester Cavalcante Fonseca UNICEUB
  • Tácio Rodrigues da Silva Santos UNICEUB

Palavras-chave:

Esporte escolar, Jogos escolares, Política pública, Política educacional, Juventude, Atletas

Resumo

Os Jogos Escolares Brasileiros foram criados pelo Ministério da Educação em 1969. Para participar da etapa nacional, é necessária a classificação nas seletivas estaduais. Em 2017, os melhores atletas selecionados na etapa local fizeram parte da delegação do Distrito Federal. O objetivo desta pesquisa foi verificar, junto aos atletas escolares da delegação do Distrito Federal, se atletas escolares de modalidades individuais e coletivas tiveram representação divergente quando confrontados com condição social e local de prática esportiva e de estudo. Participaram deste estudo 157 atletas escolares dos sexos feminino e masculino, entre 15 e 17 anos de idade. O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi um questionário, desenvolvido com a ferramenta digital Google Forms e enviado por correio eletrônico para os atletas escolares. A proporção de atletas escolares das modalidades individuais e coletivas não diferiu nos estratos econômicos inferior, intermediário e superior. Já a proporção de atletas escolares oriundos de escolas privadas foi maior nas modalidades coletivas. Quanto ao local de início da prática esportiva e lócus de prática da modalidade atual, verificou-se maior presença de atletas escolares de modalidades coletivas em equipamentos privados. Notou-se deslocamento de atletas escolares dos equipamentos esportivos públicos para privados, quando observados o local de início e o local de prática esportiva atual, de forma mais acentuada entre os atletas escolares das modalidades coletivas. Para mitigar esse deslocamento, é importante criar condições de estudo e desenvolvimento esportivo mais atraentes tanto nas escolas públicas quanto nos centros de iniciação desportiva.

Paravras-chave: Esporte escolar. Jogos escolares. Política pública. Política educacional. Juventude. Atletas. 

The Federal District delegation at the 2017 Youth School Games

Abstract: T he Brazilian School Games were created by the Ministry of Education in 1969. To participate in the national stage, it is necessary to qualify in the state selective. In 2017, the best athletes selected in the local stage were part of the Federal District delegation. The objective of this research was to verify, together with the school athletes from the Federal District delegation, if school athletes from individual and collective modalities had divergent representation when confronted with social condition and place of sports practice and study. 157 female and male school athletes, between 15 and 17 years of age, participated in this study. The data collection instrument used in this research was a questionnaire, developed with the digital tool Google Forms and sent by email to school athletes. The proportion of school athletes in individual and collective sports did not differ in the lower, intermediate and upper economic strata. The proportion of school athletes from private schools was higher in collective sports. As for the starting place of sports practice and locus of practice of the current modality, there was a greater presence of school athletes from team sports in private equipment. It was noticed the displacement of school athletes from public to private sporting equipment, when observing the starting place and the place of current sport practice, in a more accentuated way among the school athletes of collective modalities. To mitigate this displacement, it is important to create more attractive conditions for studying and developing sports both in public schools and in sports initiation centers.

Keywords: School sport. School games. Public policy. Educational politics. Youth. Athletes.

Biografia do Autor

André Almeida Cunha Arantes, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor Doutor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Grupo de Pesquisa da EAPE.

Professor Doutor Titular do Curso de Educação Fisica do UniCEUB

Júlia Ester Cavalcante Fonseca, UNICEUB

Bacharel em Educação Fisica pelo UniCEUB

Tácio Rodrigues da Silva Santos, UNICEUB

 

Professor Doutor Titular do Curso de Educação Fisica do UniCEUB

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Publicado

2020-05-29