O esporte como conteúdo da educação física escolar: Uma análise sobre sua abordagem em escolas do Distrito Federal

  • Charlles Phetterson Pereira Quirino de Sousa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Pedro Fernando Avalone Athayde Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este estudo é resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e tem como objetivo investigar como o esporte é concebido dentro do ambiente escolar no Distrito Federal (DF). Como procedimentos metodológicos foram adotados a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e entrevistas semiestruturadas com os professores das escolas selecionadas, vinculadas à Coordenadoria Regional de Ensino de Samambaia no DF. Após a apreciação das entrevistas e dos PPPs, a análise dos dados demonstrou que a abordagem do esporte se distanciou de uma perspectiva esportivista, seletiva e excludente, como nos moldes do esporte de alto rendimento. Conquanto não seja possível afirmar a presença de uma miragem crítica, ou seja, embasada/relacionada diretamente às abordagens críticas da Educação Física, identifica-se uma tendência mais democrática e inclusiva. Na leitura dos PPPs observou-se um tratamento insuficiente do componente curricular Educação Física e do conteúdo esporte, o que possivelmente decorre de um distanciamento do professor específico da área do processo de elaboração do projeto. Verificou se ainda que os docentes parecem necessitar de maior aproximação e familiarização acerca do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Publicado
Mai 29, 2020
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SOUSA, Charlles Phetterson Pereira Quirino de; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone. O esporte como conteúdo da educação física escolar: Uma análise sobre sua abordagem em escolas do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 15-25, maio 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/847>. Acesso em: 03 jul. 2020.