O esporte como conteúdo da educação física escolar: Uma análise sobre sua abordagem em escolas do Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação, Escola, Educação Física, EsporteResumo
Este estudo é resultante do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e tem como objetivo investigar como o esporte é concebido dentro do ambiente escolar no Distrito Federal (DF). Como procedimentos metodológicos foram adotados a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e entrevistas semiestruturadas com os professores das escolas selecionadas, vinculadas à Coordenadoria Regional de Ensino de Samambaia no DF. Após a apreciação das entrevistas e dos PPPs, a análise dos dados demonstrou que a abordagem do esporte se distanciou de uma perspectiva esportivista, seletiva e excludente, como nos moldes do esporte de alto rendimento. Conquanto não seja possível afirmar a presença de uma miragem crítica, ou seja, embasada/relacionada diretamente às abordagens críticas da Educação Física, identifica-se uma tendência mais democrática e inclusiva. Na leitura dos PPPs observou-se um tratamento insuficiente do componente curricular Educação Física e do conteúdo esporte, o que possivelmente decorre de um distanciamento do professor específico da área do processo de elaboração do projeto. Verificou se ainda que os docentes parecem necessitar de maior aproximação e familiarização acerca do Currículo em Movimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Palvras-chave: Educação. Escola. Educação Física. Esporte
Sport as a content of physical education in schools: An analysis of its approach in schools in the Federal District
Abstract: This study is the result of the Professional Master's Program in Physical Education in the National Network (PROEF) and aims to investigate how sport is conceived within the school environment in the Federal District (DF). As methodological procedures, documental analysis of Pedagogical Political Projects (PPPs) and semi-structured interviews with teachers from selected schools were adopted, linked to the Regional Coordination of Teaching of Samambaia in DF. After analyzing the interviews and PPPs, data analysis showed that the approach to sport moved away from a sports perspective, selective and excluding, as in the molds of high performance sport. Although it is not possible to affirm the presence of a critical mirage, that is, directly based/related to the critical approaches of Physical Education, a more democratic and inclusive trend is identified. In reading the PPPs, an insufficient treatment of the Physical Education curriculum component and of the sport content was observed, which possibly results from a distancing of the specific teacher from the area of the project elaboration process. It was also found that the teachers seem to need greater approximation and familiarization with the Curriculum in Movement of the Department of Education of the Federal District.
Keywords: Education. School. PHE. Sport