O professor e a família: limites e papéis sociais para professores da Educação Especial do Distrito Federal

Autores

  • Viviane Giusti Balestrin SEEDF
  • Patrícia Cristina Campos Ramos

Palavras-chave:

Educação Especial, Família, Escola, Professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os limites e os papéis sociais do professor e da família no ambiente escolar, a partir da perspectiva do professor da Educação Especial. Sob o aporte teórico da perspectiva histórico-cultural, o estudo contou com a participação de 16 professores de um Centro de Ensino Especial do Distrito Federal/DF. O artigo apresenta o aprofundamento do eixo de análise limites e papéis do/a professor/a e da família, de um estudo mais amplo sobre o tema. Para esses professores participantes, de modo geral, família e escola demonstram perceber o processo de escolarização sob perspectivas distintas. A partir da perspectiva dos professores participantes a respeito dos papéis que desempenham, notamos que os limites da participação dos familiares se encerram onde começam as competências dos professores, para quem família e escola (re)conhecem suas responsabilidades específicas, entretanto, não ocorrendo o mesmo em relação às funções que compartilham e suas inter-relações. Consideramos que o professor, como um dos protagonistas dessa relação, constrói com a instituição de ensino onde trabalha um vínculo de confiança e diálogo, tornando-se apto a oferecer o mesmo aos seus alunos e às respectivas famílias, e que a escola deva oferecer espaços de acolhida e escuta, e despertar a valorização desses profissionais. Afinal, a inclusão passa por todos os segmentos escolares.

Palavras-chave: Educação Especial. Família. Escola. Professores.   The teacher and the family: limits and social roles for Special Education teachers in the Federal District   Abstract: This article aims to reflect on the limits and social roles of the teacher and family in the school environment, from the perspective of the Special Education teacher. Under the theoretical support of the cultural-historical perspective, the study had the participation of 16 teachers from a Special Education Center in the Federal District/DF. The article presents the deepening of the axis of analysis, limits and roles of the teacher and the family, of a broader study on the subject. For these participating teachers, in general, family and school demonstrate that they perceive the schooling process from different perspectives. From the perspective of participating teachers regarding the roles they play, we note that the limits of family participation end where the competences of teachers begin, for whom family and school (re)recognise their specific responsibilities, however, the same does not occur. in relation to the functions they share and their interrelationships. We believe that the teacher, as one of the protagonists of this relationship, builds a bond of trust and dialogue with the educational institution, becoming able to offer the same to their students and their families, and that the school should offer spaces welcoming and listening, and awakening the appreciation of these professionals. After all, inclusion goes through all school segments.   Keywords: Special Education. Family. School. Teachers.

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Publicado

2020-05-29