A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira
Resumo
Brasília foi edificada para situar a nova capital brasileira, caracterizada pelo modernismo e inovação, não apenas no âmbito do urbanismo e arquitetura, mas também no campo educacional. Anísio Teixeira foi convidado a planejar o sistema de ensino dessa nova cidade e assim elaborou o “Plano de construções escolares de Brasília”. Orientou-se pela filosofia educacional pragmatista proposta por John Dewey, onde a experiência da criança é considerada como ponto de partida para uma educação significativa. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento educacional de Brasília, elaborado no período da construção da cidade, em fins da década de 1950. Enfocaremos dois aspectos em particular, quais sejam, a educação do corpo e a dança, considerando suas relações entre si e com as bases filosóficas do planejamento. Foi realizado um trabalho de caráter histórico, levando em conta fontes literárias, documentos e entrevistas com pioneiros da educação. De acordo com esta filosofia, a criança deve ter nas escolas oportunidades de resolução de problemas e de interação social. Desse modo, a educação escolar não seria uma preparação para a vida, mas sim a própria vida. Essa concepção se refletiu no planejamento educacional de Brasília, especialmente no currículo da escola-parque, que privilegiou espaços e tempos para uma educação do corpo, abrangendo atividades manuais, esportivas e artísticas, incluindo a dança.
Palavras-chave: Anísio Teixeira. Educação do corpo. Dança. Brasília.