A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira

  • Laryssa Mota Guimarães Rocha Universidade de Brasília
  • Tayanne da Costa Freitas Universidade de Brasília
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Brasília foi edificada para situar a nova capital brasileira, caracterizada pelo modernismo e inovação, não apenas no âmbito do urbanismo e arquitetura, mas também no campo educacional. Anísio Teixeira foi convidado a planejar o sistema de ensino dessa nova cidade e assim elaborou o “Plano de construções escolares de Brasília”. Orientou-se pela filosofia educacional pragmatista proposta por John Dewey, onde a experiência da criança é considerada como ponto de partida para uma educação significativa. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento educacional de Brasília, elaborado no período da construção da cidade, em fins da década de 1950. Enfocaremos dois aspectos em particular, quais sejam, a educação do corpo e a dança, considerando suas relações entre si e com as bases filosóficas do planejamento. Foi realizado um trabalho de caráter histórico, levando em conta fontes literárias, documentos e entrevistas com pioneiros da educação. De acordo com esta filosofia, a criança deve ter nas escolas oportunidades de resolução de problemas e de interação social. Desse modo, a educação escolar não seria uma preparação para a vida, mas sim a própria vida. Essa concepção se refletiu no planejamento educacional de Brasília, especialmente no currículo da escola-parque, que privilegiou espaços e tempos para uma educação do corpo, abrangendo atividades manuais, esportivas e artísticas, incluindo a dança.    


Palavras-chave: Anísio Teixeira. Educação do corpo. Dança. Brasília.

Publicado
Mai 29, 2020
##submission.howToCite##
ROCHA, Laryssa Mota Guimarães; FREITAS, Tayanne da Costa; WIGGERS, Ingrid Dittrich. A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 45-51, maio 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/776>. Acesso em: 03 jul. 2020.