A educação do corpo e a dança no sistema de ensino de Brasília: uma interpretação histórica sobre a intencionalidade de Anísio Teixeira

Authors

  • Laryssa Mota Guimarães Rocha Universidade de Brasília
  • Tayanne da Costa Freitas Universidade de Brasília
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília (UnB)

Keywords:

Anísio Teixeira, Educação do corpo, Dança, Brasília

Abstract

Brasília foi edificada para situar a nova capital brasileira, caracterizada pelo modernismo e inovação, não apenas no âmbito do urbanismo e arquitetura, mas também no campo educacional. Anísio Teixeira foi convidado a planejar o sistema de ensino dessa nova cidade e assim elaborou o “Plano de construções escolares de Brasília‟. Orientou-se pela filosofia educacional pragmatista proposta por John Dewey, onde a experiência da criança é considerada como ponto de partida para uma educação significativa. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento educacional de Brasília, elaborado no período da construção da cidade, em fins da década de 1950. Enfocaremos dois aspectos em particular, quais sejam, a educação do corpo e a dança, considerando suas relações entre si e com as bases filosóficas do planejamento. Foi realizado um trabalho de caráter histórico, levando em conta fontes literárias, documentos e entrevistas com pioneiros da educação. De acordo com esta filosofia, a criança deve ter nas escolas oportunidades de resolução de problemas e de interação social. Desse modo, a educação escolar não seria uma preparação para a vida, mas sim a própria vida. Essa concepção se refletiu no planejamento educacional de Brasília, especialmente no currículo da escola-parque, que privilegiou espaços e tempos para uma educação do corpo, abrangendo atividades manuais, esportivas e artísticas, incluindo a dança.    

Palavras-chave: Anísio Teixeira. Educação do corpo. Dança. Brasília.

The education of the body and dance in the Brasilia education system: a historical interpretation of the intentionality of Anísio Teixeira

Abstract: Brasília was built to locate the new Brazilian capital, characterized by modernism and innovation, not only in urbanism and architecture, but also in the educational field. Anísio Teixeira was invited to plan the education system of this new city and thus drew up the “Plan for School Buildings in Brasília‟. He was guided by the pragmatist educational philosophy proposed by John Dewey, where the child's experience is considered as the starting point for a meaningful education. This research aims to analyze the educational planning of Brasília, developed during the period of construction of the city, in the late 1950s. and with the philosophical bases of planning. Historical work was carried out, taking into account literary sources, documents and interviews with educational pioneers. According to this philosophy, the child should have opportunities for problem solving and social interaction in schools. In this way, school education would not be a preparation for life, but life itself. This conception was reflected in Brasília's educational planning, especially in the park-school curriculum, which favored spaces and times for an education of the body, including manual, sporting and artistic activities, including dance.

Keywords: Anísio Teixeira. Education of the body. Dance. Brasilia.

Author Biography

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação (UnB). Integrante do Núcleo da Rede CEDES da UnB.

Published

2020-05-29