Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a inclusão de estudantes com perfis desafiadores à prática pedagógica

  • Maria do Socorro Martins Lima Universidade de Brasília

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão das diferentes manifestações de alunos que apresentam dificuldades em seu processo de aprendizagem e que se envolvem em situações de indisciplina em sala de aula. O estudo pretende disponibilizar ao professor conhecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano que favoreçam uma melhor percepção das ações transgressoras do aluno e criar condições para analisar e reorientar sua prática, a partir da seleção de estratégias pedagógicas que contribuam para a inclusão de todos os estudantes na dinâmica da sala de aula. Procuramos desenvolver esta reflexão a partir da apresentação dos conceitos de disciplina e indisciplina; passando pela apresentação dos estudos de Vigotski acerca da criança difícil; tratamos da relação entre desenvolvimento e aprendizagem; discutimos a visão homogeneizadora do ser humano versus o reconhecimento de suas diferenças individuais; explicitamos algumas contribuições da teoria e, nas considerações finais, destacamos como esta base teórica propiciará aos professores conhecimentos relevantes sobre o desenvolvimento da criança para a seleção de estratégias e métodos mais eficientes na direção de uma educação que conceba as crianças em um processo de desenvolvimento dinâmico, histórico e não linear.

Publicado
Mai 29, 2020
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LIMA, Maria do Socorro Martins. Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a inclusão de estudantes com perfis desafiadores à prática pedagógica. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 226-233, maio 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/870>. Acesso em: 03 jul. 2020.