Contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a inclusão de estudantes com perfis desafiadores à prática pedagógica
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Aprendizagem, Indisciplina, Inclusão, Prática pedagógicaResumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a compreensão das diferentes manifestações de alunos que apresentam dificuldades em seu processo de aprendizagem e que se envolvem em situações de indisciplina em sala de aula. O estudo pretende disponibilizar ao professor conhecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano que favoreçam uma melhor percepção das ações transgressoras do aluno e criar condições para analisar e reorientar sua prática, a partir da seleção de estratégias pedagógicas que contribuam para a inclusão de todos os estudantes na dinâmica da sala de aula. Procuramos desenvolver esta reflexão a partir da apresentação dos conceitos de disciplina e indisciplina; passando pela apresentação dos estudos de Vigotski acerca da criança difícil; tratamos da relação entre desenvolvimento e aprendizagem; discutimos a visão homogeneizadora do ser humano versus o reconhecimento de suas diferenças individuais; explicitamos algumas contribuições da teoria e, nas considerações finais, destacamos como esta base teórica propiciará aos professores conhecimentos relevantes sobre o desenvolvimento da criança para a seleção de estratégias e métodos mais eficientes na direção de uma educação que conceba as crianças em um processo de desenvolvimento dinâmico, histórico e não linear.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Aprendizagem. Indisciplina. Inclusão. Prática pedagógica.Contributions of Historical-Cultural Theory for the inclusion of students with challenging profiles to pedagogical practice
Abstract: This article aims to present contributions of Historical-Cultural Theory to understand the different manifestations of students who have difficulties in their learning process, and who are involved in situations of indiscipline in the classroom. The study intends to provide the teacher with knowledge about the human development process that favors a better perception of the student's transgressive actions, in addition to creating conditions to analyze and reorient their practice, based on the selection of pedagogical strategies that contribute to the inclusion of all students in the dynamics of the classroom. We seek to develop this reflection based on the presentation of the concepts of discipline and indiscipline; passing through the presentation of Vygotski's studies about the difficult child; we deal with the relationship between development and learning. We discuss the homogenizing view of human beings versus the recognition of their individual differences and make some contributions of the theory explicit. In the final considerations, we highlight how the theoretical basis will provide teachers with relevant knowledge about child development, for the selection of more efficient strategies and methods towards an education that sees children in a process of dynamic, historical and non- linear.
Keywords: Development. Learning. Indiscipline. Inclusion. Pedagogical practice.