Currículo em movimento: Um novo capítulo na história da educação pública do Distrito Federal

Autores

  • Cristiane Alves Cardoso Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Currículo em Movimento, Educação, teorias do currículo, hist´oria da educação

Resumo

O presente artigo tem por escopo uma breve análise do Currículo em Movimento, documento norteador do trabalho pedagógico na rede pública de ensino do Distrito Federal. Do ponto de vista da inovação pedagógica, o documento traz a percepção de uma renovação da educação, visando alterar as perspectivas conceituais e práticas educacionais. Assim, buscar-se-á compreender o que é o Currículo em Movimento e as bases sob as quais foi construído. Para tanto, utilizou-se pesquisa exploratória bibliográfica para fins de uma pesquisa parcial, tendo em vista tratar-se de documento ainda em fase de implementação, demandando pesquisas futuras. Ao final do estudo, com base nas percepções iniciais e programáticas sobre o documento do Currículo em Movimento, verifica-se que se trata de uma proposta com viés inovador e com potência para contribuir de modo relevante para a educação pública do Distrito Federal, que tem em sua trajetória um esforço contínuo na melhoria de forma multidimensional, humanizada, dinâmica e democrática.

Palavras-chave: Currículo em Movimento. Educação. Teorias do currículo. História da educação.

Curriculum in Motion: A New Chapter in the History of Public Education in the Federal District

Abstract:  The present article aims at a brief analysis of the Curriculum in Motion, a document guiding the pedagogical work in the public school system in the Federal District, Brazil. From the point of view of pedagogical innovation, the document brings the perception of a renewal of education, aiming to change the conceptual perspectives and educational practices. Thus, we will seek to understand what the Curriculum in Motion is and the bases on which it was built. For this purpose, exploratory bibliographic research was used for the purposes of a partial research, in view of being a document still in phase of implementation, requiring future research. At the end of the study, based on the initial and programmatic perceptions of the Curriculum in Motion document, it appears that it is a proposal with an innovative bias and with the power to contribute in a relevant way to the public education of the Federal District, which has in its trajectory a continuous effort to improve in a multidimensional, humanized, dynamic and democratic way.

Keywords: Curriculum in Motion. Education. Curriculum theories. History of education.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Cardoso, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB); Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Integradas da Terra de Brasília (FTB) e Pedagoga pelo Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB). Atualmente, servidora pública municipal lotada na Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Descoberto/GO.

http://lattes.cnpq.br/2153738038501958

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Publicado

2020-05-29