A dupla carreira esportiva no Brasil: Um panorama na agenda das políticas públicas

Autores

  • Hugo Paula Almeida da Rocha Colégio Pedro II
  • Iuri Scremin de Miranda UnB
  • André Luiz da Costa e Silva INES
  • Felipe Rodrigues da Costa

Palavras-chave:

Educação, Esporte, Atleta, Estudante, Suporte, Dupla Carreira

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir as iniciativas que tramitam como Projeto de Lei no Senado Nacional, apresentando os limites e as potencialidades dessas ações, especificamente o Projeto de Lei nº. 2.493/2019. Categorizamos os indicadores da referida proposta legislativa, discutindo sobre seu potencial e fragilidades com base nos argumentos apresentados pelas pesquisas sobre dupla carreira esportiva no tangente à garantia dos direitos ao esporte e à educação. Entendemos que o projeto avança sobre questões relacionadas às ausências escolares para fins esportivos, além de abordar o tempo de serviço dos professores envolvidos. Argumenta corretamente, em sua justificativa, que formação esportiva acontece, geralmente, em concomitância à formação escolar e acadêmica; e que seria imprescindível buscar a conciliação entre o esporte e os estudos. O projeto de lei nº. 2.493/2019 comenta sobre abono das faltas às aulas, mas não disserta sobre mecanismos de compensação para essas ausências do estudante-atleta da instituição de ensino. Também foi possível perceber que o referido projeto está pouco alinhado com as discussões sobre a dupla carreira esportiva, carecendo de maior aporte das pesquisas na área. Por fim, sugerimos que o debate sobre a dupla carreira esportiva para fins de formulação de leis seja levado às várias instâncias envolvidas de forma a considerar os avanços no campo da pesquisa em Educação e Educação Física, consultando os especialistas, atletas, clubes e familiares para tentar melhor entender e atender às demandas.

Palavras-chave:  Educação. Esporte. Atleta. Estudante. Suporte. Dupla carreira. 

The dual sports career in Brazil: An overview on the public policy agenda

Abstract: The purpose of this article is to discuss the initiatives that are being processed as a Bill in the National Senate, presenting the limits and potential of these actions, specifically Bill no. 2.493/2019. We categorized the indicators of the referred legislative proposal, discussing their potential and weaknesses based on the arguments presented by researches on dual sports careers in terms of guaranteeing the rights to sport and education. We understand that the project advances on issues related to school absences for sports purposes, in addition to addressing the length of service of the teachers involved. It correctly argues, in its justification, that sports training usually takes place concurrently with school and academic training; and that it would be essential to seek a balance between sport and studies. Bill no. 2.493/2019 comments on the allowance for absences from classes, but does not talk about compensation mechanisms for these absences of the student-athlete at the educational institution. It was also possible to notice that the referred project is not very aligned with the discussions about the double sports career, lacking a greater contribution of research in the area. Finally, we suggest that the debate on the dual sports career for the purpose of formulating laws be taken to the various instances involved in order to consider advances in the field of research in Education and Physical Education, consulting experts, athletes, clubs and family members for try to better understand and meet the demands.

Keywords: Education. Sport. Athlete. Student. Support. Dual career.

Biografia do Autor

Hugo Paula Almeida da Rocha, Colégio Pedro II

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2013). Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (Turma 2011). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II desde março de 2014. Trabalhou como Professor Substituto do setor curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp/UFRJ (2011). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ (2010); teve experiência como estagiário do Colégio de Aplicação da UFRJ no curso de Educação Física no Ensino Básico. Bolsista de Iniciação Científica (2009-2010) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Contemplado com a Bolsa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2013, quando cursou o mestrado, e no período de 2013 a 2017, durante o curso de Doutorado. Participa, como co-líder e pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Física e Sociedade (LAPEEFS/CPII) e como pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ), atuando diretamente no projeto de pesquisa "Escolarização e formação de jovens atletas". Entre as atividades desenvolvidas no LABEC, destacam-se o auxílio e co-orientação de trabalhos dos Bolsistas de Iniciação Científica, produção de artigos científicos e preparação de relatórios e projetos para captação de recursos para as pesquisas.

Iuri Scremin de Miranda, UnB

Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (2016) e Mestrado em Educação Física pela UnB na linha de pesquisa sobre Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer (2019). Atualmente é Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva - ABDC e membro do Grupo de Pesquisas sobre Dupla Carreira Esportiva - DuCa/UnB. Desenvolve pesquisas sobre o processo de conciliação entre formação educacional e formação esportiva. Possui conhecimentos nas áreas de metodologia esportiva, metodologia científica, escrita acadêmica e educação física escolar.

André Luiz da Costa e Silva, INES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1980), especialização em Especialização na área de Deficiência da Audição; pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos(1982), especialização em Técnico Desportivo - Atletismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1982) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor de Ensino Fundamental e Médio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Professor de Ensino Básico, Téc e Tecnológico do Instituto Nacional de Educação de Surdos e Profesor do Colégio Internacional Everest. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Bolsa Atleta, Conciliação, Dupla Carreira.

Felipe Rodrigues da Costa

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Especialização em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2012). Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física; do Programa de Pós Graduação em Educação Física (Mestrado) da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (FEF-UnB) e vice-presidente da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC). Tem desenvolvido pesquisas sobre o processo de conciliação entre a formação esportiva e a formação acadêmica (dupla carreira).

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Publicado

2020-05-29