Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Search
Search
Cadastro
Acesso
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 5 No. 3 (2018): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#14)
Vol. 5 No. 3 (2018): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#14)
Published:
2018-08-22
Editorial
Editorial
Michelle Cristiane Lopes Barbosa
3
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Claudia Garcia de Oliveira Barreto, Luciana da Silva Oliveira
6-7
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Contribuição das tecnologias para a transformação da educação - uma entrevista de José Manuel Moran Costas para a RCC
José Manuel Moran Costas
8-10
PDF (Português (Brasil))
O papel das instituições escolares e da formação continuada na apropriação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem - uma entrevista de Lucicleide Araújo de Sousa Alves para a RCC
Lucicleide Araújo de Sousa Alves
11-13
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Educação e Comunicação: O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumentos de articulação entre informações e conhecimentos no ambiente escolar
Valdirene Luiz Gonçalves
14-21
PDF (Português (Brasil))
A formação continuada em tecnologias educacionais de servidores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: O LibreOffice e o papel do Centro de Referência em Tecnologia Educacional
Ricardo Lima Praciano de Sousa, Cláudia Vieira Barboza Sumikawa, Marcio Luiz Dias
22-29
PDF (Português (Brasil))
As emoções do adolescente na interação com a internet
Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo
30-36
PDF (Português (Brasil))
A inclusão numa perspectiva Ciência Tecnologia Sociedade - CTS
Wesley Pereira da Silva
37-43
PDF (Português (Brasil))
O uso do programa GCompris no processo de formação dos professores e no acompanhamento pedagógico de estudantes com necessidades educacionais especiais
Vívian de Lima Maia, Lucicleide Araújo de Sousa Alves, Kalina Lígia de Almeida Borba
44-53
PDF (Português (Brasil))
Uso do smartphone no ensino superior: proposta de integração no curso de administração
Perla Maria Berwanger, João Batista Bottentuit Júnior
54-61
PDF (Português (Brasil))
O conhecimento da linguagem hipertextual e sua importância no contexto educacional sob a ótica docente
Adriana Alves de Moura, Gleis Jesus de Queiroz
62-68
PDF (Português (Brasil))
Tecnologias no ensino da matemática: Formação continuada de professores em EaD para uso do software GeoGebra
Cleia Alves Nogueira, Maria Dalvirene Braga, Antônio Villar Marques de Sá
69-79
PDF (Português (Brasil))
Ação-reflexão-ação: Trabalho, formação docente e aprendizagens
Urânia Flores da Cruz Freitas
80-89
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Alfabetização tecnológica do professor
Klever Corrente Silva, Anderson Gomes Peixoto
90-92
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
Professor reflexivo na e para coordenação pedagógica na Educação básica pública: Tecendo (desa)fios
Eduardo Dias da Silva, Renato de Oliveira Dering
93-100
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Introdução ao Dossiê Temático
Bruna Paiva de Lucena
108-110
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Entrevistas
Percursos de leitura, trajetórias de leitoras: A formação de leitoras/es vista por estudiosas da língua e escritoras
Bruna Paiva de Lucena
111
PDF (Português (Brasil))
Entrevista de Maria Luiza Monteiro Sales Coroa para a RCC
Maria Luiza Monteiro Sales Coroa
112-113
PDF (Português (Brasil))
Entrevista de Patrícia Trindade Nakagome para a RCC
Patrícia Trindade Nakagome
114-115
PDF (Português (Brasil))
Entrevista de Cristiane Sobral Correa Jesus para a RCC
Cristiane Sobral Correa Jesus
116-117
PDF (Português (Brasil))
Entrevista de Eliane Potiguara para a RCC
Eliane Potiguara
118-119
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Artigos
Leituras insubmissas: Des(retratos) e pluralização epistêmica a partir do reconhecimento da leitura no cotidiano da escola
Cristiane de Assis Portela, Ana Claudia Souza Dias
120-129
PDF (Português (Brasil))
Alunos com resistência leitora: Um impasse para a formação de leitores nas escolas
Fernanda Maria Furst Signori
130-135
PDF (Português (Brasil))
Como conquistar crianças e jovens para a leitura em tempos de não-leitores
Simão Francisco de Miranda
136-142
PDF (Português (Brasil))
Por uma educação linguística crítica e engajada: A leitura e a escrita em relatos de prática docente
Valéria Gomes Borges Vieira
143-152
PDF (Português (Brasil))
Experiência leitora e escrita criativa: Relatos da prática docente do projeto Mulheres Inspiradoras
Gleiser Mateus Ferreira Valério, Anelise Tonel Barcelos
153-158
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Relatos
Letras e números na gestão escolar
Vitória Régia de Oliveira Pires, Rosevaldo Pessoa-Queiroz
159-163
PDF (Português (Brasil))
Projeto Mulheres Inspiradoras: Literatura como exercício de liberdade
Dilvanice Santana de Carvalho Andrade, Luana Viana Lima Chaves, Denise Fetter Mold
164-168
PDF (Português (Brasil))
Eixos transversais e Ensino: O projeto Mulheres Inspiradoras e o poder transformador da Educação
Gina Vieira Ponte de Albuquerque
169-176
PDF (Português (Brasil))
Uma experiência de mecenato em biblioteca escolar no Distrito Federal
Luciana Pontes Roscoe
177-185
PDF (Português (Brasil))
Edição completa - RCC#14
Comitê Gestor
PDF (Português (Brasil))
Reflexões
Ao telefone
Renata Moura Duarte
Dossiê Temático
Introdução ao Dossiê Temático
Luciana da Silva Oliveira
196-198
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Entrevistas
Educação no sistema prisional do Distrito Federal - uma entrevista de Wagdo da Silva Martins para a RCC
Wagdo da Silva Martins
199-201
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Artigos
Professora, tem vaga na escola? Um olhar sobre a Educação nas prisões do Distrito Federal
Maria Luzineide Pereira da Costa Ribeiro
202-210
PDF (Português (Brasil))
A pedagogia de projetos lúdicos transdisciplinares em ambiente socioeducativo
Luiz Nolasco de Rezende Júnior
211-218
PDF (Português (Brasil))
Um breve balanço sobre a meta 10 do Plano Distrital de Educação: Conquistas e desafios
Polyelton de Oliveira Lima, Elisangela Caldas Braga Cavalcante
219-224
PDF (Português (Brasil))
Uma síntese do contexto do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL) nas unidades prisionais do Distrito Federal
Wagdo da Silva Martins, Helena Cristina Aragão de Sá
225-233
PDF (Português (Brasil))
A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal
Walace Roza Pinel, Erlando da Silva Reses
234-239
PDF (Português (Brasil))
As práticas de leitura de estudantes privados de liberdade na Unidade Prisional - Centro de Internamento e Reeducação – CIR/DF
Maria Sônia Vieira Lira
240-246
PDF (Português (Brasil))
Professoralidade docente na EJA: Cadeados que se abrem e fecham para os processos de leiturização como prática de letramento nas prisões do DF
Ana Cristina de Castro
247-254
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Relatos
Desenhando a liberdade: A experiência de oficinas de desenho no sistema prisional
Augusto Cristiano Prata Esteca, Larissa Dantas de Andrade
255-261
PDF (Português (Brasil))
Cela de aula: Lugar possível para a construção do sujeito autônomo e criativo
Rita de Cássia Menezes
262-266
PDF (Português (Brasil))
Dicionário digital – Linguagem do presídio
Gilvan de Pádua Rodrigues
267-270
PDF (Português (Brasil))
Projeto de incentivo à leitura e arrecadação de livros literários para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Gislene Silva Fernandes Teixeira
271-274
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Português (Brasil)
English