Como conquistar crianças e jovens para a leitura em tempos de não-leitores

Autores

  • Simão Francisco de Miranda SEDF/EAPE

Palavras-chave:

livro e leitura, formação de leitores, projetos de leitura na escola, projetos de produção de texto na escola, proposta de intervenção

Resumo

Este artigo, tendo como cenário o baixo índice de leitura no Brasil entre crianças e jovens, discute como se formam os leitores em um cenário de não-leitores e como podemos atuar efetivamente na sedução deste público para o universo da leitura. Para isto, propõe ações interventivas nesta grande tragédia social em duas vertentes: na qualificação dos processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos das crianças e jovens, assim como na produção de projetos criativos e lúdicos de leitura e de produção de textos de caráter interdisciplinar incorporado ao Projeto Político-Pedagógico da escola e que envolva todos os setores da escola. Conclui que somente assim favoreceremos a construção de um país mais letrado, mais cidadão e mais humano, e tornaremos nossas crianças e jovens protagonistas críticos, ativos, reflexivos e intencionais nos processos de emancipação e inclusão sociais.

Biografia do Autor

Simão Francisco de Miranda, SEDF/EAPE

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Mestre em Educação na área de Formação e Trabalho Pedagógico, Especialista em Didática do Ensino Superior e em Administração Escolar. Sou professor, escritor e palestrante. Ministrei mais de 400 cursos, oficinas e palestras em quase todos os Estados brasileiros, além de Argentina, Portugal e São Tomé e Príncipe-África. Publiquei 50 livros, organizei e coorganizei outros tantos, tenho mais de seiscentos mil livros vendidos, obras publicadas em Portugal e México, traduzidas e distribuídas em vinte e sete países. Por duas vezes meus livros integraram catálogos de feiras internacionais de livros: em 2015, em Frankfurt, Alemanha e em 2018, em Bologna, Itália. Sou Cidadão Honorário de Brasília, integro o Instituto Casa de Autores, fui colaborador das revistas Profissão Mestre, Nova Escola e Capricho. Se desejaram conhecer meu currículo completo, acessem: http://lattes.cnpq.br/8703438253643655.

Downloads

Publicado

2018-08-21