Como conquistar crianças e jovens para a leitura em tempos de não-leitores
Palavras-chave:
livro e leitura, formação de leitores, projetos de leitura na escola, projetos de produção de texto na escola, proposta de intervençãoResumo
Este artigo, tendo como cenário o baixo índice de leitura no Brasil entre crianças e jovens, discute como se formam os leitores em um cenário de não-leitores e como podemos atuar efetivamente na sedução deste público para o universo da leitura. Para isto, propõe ações interventivas nesta grande tragédia social em duas vertentes: na qualificação dos processos de alfabetização, letramentos e multiletramentos das crianças e jovens, assim como na produção de projetos criativos e lúdicos de leitura e de produção de textos de caráter interdisciplinar incorporado ao Projeto Político-Pedagógico da escola e que envolva todos os setores da escola. Conclui que somente assim favoreceremos a construção de um país mais letrado, mais cidadão e mais humano, e tornaremos nossas crianças e jovens protagonistas críticos, ativos, reflexivos e intencionais nos processos de emancipação e inclusão sociais.