Cela de aula: Lugar possível para a construção do sujeito autônomo e criativo

  • Rita de Cássia Menezes SEEDF

Resumo

O relato de experiência analisa algumas práticas pedagógicas no  Presídio do Distrito Federal I,  especialmente as atividades educativas promovidas na “Semana para a Vida” , entre os dias 07 a 10 de maio de 2018. Além de palestras, oficinas de desenho e xilogravura, destacou-se o “Teatro do Oprimido”, baseado na obra de Augusto Boal e dirigido pela professora Iza. Embora eu pertença à SEEDF desde 1994, estou há 4 meses, apenas, no sistema prisional, mas já pude presenciar o empenho de educadores libertadores e como resultado, a formação de sujeitos autônomos e criativos. Desta maneira, exponho minhas reflexões e as relações entre os estudos de Freire (2015), Boal (2009) e Martínez e Rey (2017), e o processo ensino-aprendizagem adotado neste ambiente. Agrego, ainda, alguns relatos dos reeducandos a respeito dos trabalhos realizados.

Publicado
Ago 21, 2018
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MENEZES, Rita de Cássia. Cela de aula: Lugar possível para a construção do sujeito autônomo e criativo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 262-266, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/502>. Acesso em: 14 nov. 2018.