A prática pedagógica na educação de mulheres adultas em situação de privação de liberdade no Distrito Federal

Autores

  • Walace Roza Pinel SEEDF
  • Erlando da Silva Reses Professor Dr. Adjunto UnB

Palavras-chave:

Educação nas prisões, emancipação, diálogo, não violência

Resumo

A questão penitenciária brasileira pode ser entendida como um dos graves problemas sociais no início o século
XXI. No caso da carceragem feminina destacamos dados oficiais que revelam que houve um exponencial crescimento da privação de liberdade das mulheres, chegando a superar o crescimento do número de homens presos. Essa situação nos leva a refletir sobre o sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais Buscamos no presente artigo conhecer sobre a oferta de educação formal no espaço prisional para mulheres, a partir de uma pesquisa de campo na Penitenciária Feminina do Distrito Federal com estudantes frequentes na Educação de Jovens e Adultos. Neste sentido, o estudo permitiu constatar a histórica omissão do Estado brasileiro, no atendimento a uma parcela da população que permanece privada do direito básico de acesso à educação. No caso específico do atendimento à população carcerária, é pertinente abordarmos
o conceito de educação para além da simples transmissão de conhecimentos e capacidades técnicas e teóricas, e incluir a perspectiva freireana, que se constrói enquanto espaço de diálogo, construção de identidade e transmissão de cultura destinada à emancipação da pessoa humana.

Biografia do Autor

Walace Roza Pinel, SEEDF

Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do DF desde 2009. Mestre em Educação pela FE/UnB na linha de pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Especialista em Psicopedagogia e Licenciado em Pedagogia no ano de 2004. Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Materialismo Histórico Dialético e Educação Consciência (FE/UnB) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Bolsista CAPES/CNPq do Proeja-Transiarte em 2016. Professor Tutor em EaD no IFB nos anos de 2017 e 2018 atuando junto ao PRONATEC; Professor Tutor na UniLasalle do curso de Pedagogia em 2018. Tem experiência em: Educação de Jovens e Adultos; Educação em Prisões; Educação Popular; Materialismo Histórico Dialético; Metodologia da Pesquisa; Educação e Trabalho; e Educação em Direitos Humanos.

Erlando da Silva Reses, Professor Dr. Adjunto UnB

Professor da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutor em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia do Trabalho e da Educação. Mestre em Sociologia com pesquisa na área de Sociologia no Ensino Médio. Bacharel em Sociologia com estudo na área de Sociologia Política e Licenciado em Ciências Sociais, todos os títulos pela pela Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (GEPT) do Instituto de Ciências Sociais (ICS)/Departamento de Sociologia da UnB. Coordenador de Programas Democratização do Acesso à Educação Superior: FORMANCIPA (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) e Pós-Populares - Democratização do Acesso à Universidade Pública pelo Chão da Pesquisa. Tem experiência na área de Sociologia; Políticas Públicas de Educação; Currículo; Epistemologias; Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular; Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Metodologia da Pesquisa e Educação em Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2018-08-21